Voltar para a tela anterior.

1º Curso Missão Educativa para a Democracia (Media) ocorre nesta quinta-feira

A iniciativa busca estimular o conhecimento sobre processos legislativos e democráticos


Às 9h desta quinta-feira (30/10), na Casa de Leitura, Memória e Educação Legislativa da Câmara Municipal de Caxias do Sul, ocorre o 1º Curso Missão Educativa para a Democracia (Media). Estudantes e a comunidade geral receberão instruções sobre processos legislativos e democrático (confira a programação abaixo). O novo espaço, no subsolo da Câmara, foi inaugurado ontem. Sob a coordenação do Centro de Memória da instituição, ele fica aberto das 8h30min às 11h45min e das 13h15min às 18h.

De acordo com o presidente do Legislativo caxiense, vereador Gustavo Toigo, os cidadãos participarão de diversas atividades e palestras. "É no Parlamento onde ocorre a formação para a democracia. Ao visitarem a Casa, as pessoas poderão se apropriar, ainda mais, do funcionamento e da história do poder Legislativo", explica.

Confira a programação do 1º Media:

1. Educação Legislativa - PAINEL (9h às 11h)

PARTE 1 - O painel envolve o conceito de Democracia e as formas de Educação Legislativa, representação e participação, além de noções básicas sobre o processo e as funções legislativas.

- Palestrantes: Instituto de Administração Municipal (IAM) da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

- Temáticas: Democracia, representação e participação social (política, Parlamento e cidadania);

PARTE 2 - Processo legislativo e funções do Parlamento.

- Instrutores: servidores da Câmara Municipal que atuam na Direção Legislativa.

- Temáticas: Ferramentas e conteúdos disponíveis à comunidade, por meio do site da Câmara, o www.camaracaxias.rs.gov.br (legislação, nomes de rua, expediente, ordem do dia, deliberações), Lei Orgânica e Regimento Interno;

 

2. Educação para a Participação Cidadã - BATE-PAPO (13h às 14h)

O bate-papo abrange o envolvimento da sociedade, no debate político e parlamentar e instrumentos de participação disponibilizados pela Câmara.

- Instrutores: servidores da Assessoria de Comunicação Social, da Direção Legislativa e do Centro de Memória.

- Temáticas: Instrumentos de participação (sessões, comissões, tribuna livre, programas e projetos), incluindo Vereador por um Dia, Jovem Parlamentar, Câmara Convida, Visitas Legislativas, Câmara vai aos Bairros, meios de comunicação Institucionais e Centro de Memória;

 

3. História do Poder Legislativo - OFICINA (14h às 15h)

A oficina possibilitará aos participantes entender a relevância do Parlamento, na estrutura, na utilização e na organização do poder do Estado.

Instrutores: profissionais do Centro de Memória da Câmara.

Temáticas: Organização do Estado, com foco em: emancipação e instalação do Legislativo, conselheiros e vereadores (legislaturas, presidentes, vereadoras) e sedes do Legislativo;

 

4. Sessão Ordinária - (15h45)

O encerramento do curso ocorre com o acompanhamento de uma sessão ordinária, pelos participantes.

29/10/2014 - 17:44
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo