Voltar para a tela anterior.

Legislativo caxiense concede Mérito Sílvio Toigo de Construção Civil a profissionais da área

Foram agraciados durante a solene desta terça-feira o engenheiro Hugo Grazziotin, a professora Ana Elísia da Costa e o grupo "4 Arquitetos"


A 1ª edição da Comenda Mérito Sílvio Toigo de Construção Civil contemplou profissionais das áreas de arquitetura e engenharia, em sessão solene promovida pelo Legislativo caxiense na noite desta terça-feira (28/10). Foram agraciados com a distinção a professora Ana Elísia da Costa, o engenheiro Hugo Grazziotin e o grupo "4 Arquitetos" (equipe então formada por Antonio Fernande Filippini, João Alberto Marchioro, Paulo Iroquez Bertussi e Rubens Arthur Baldisserotto).

A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Gustavo Toigo. A vereadora Denise Pessôa/PT, autora do projeto que criou a comenda, se manifestou em nome do Legislativo. A parlamentar realçou o propósito da honraria. "Precisamos reconhecer a construção civil como um pilar para o desenvolvimento de nossa cidade. Em relação à arquitetura, ela traduz a história por meio de suas  construções", frisou a vereadora, que é arquiteta de formação. Conforme Denise, a comenda é também um modo de estimular a reflexão sobre o crescimento e a preservação arquitetônica da cidade. A vereadora salientou, ainda, a trajetória de Sílvio Toigo, informando que uma das obras do arquiteto na cidade foi o pedestal da Estátua da Liberdade, disposta na Praça Dante Alighieri.  

Os homenageados presentes agradeceram o reconhecimento do Legislativo. O engenheiro Hugo Grazziotin partilhou a distinção com todos os profissionais que trabalham na construção civil. A professora e arquiteta Ana Elísia da Costa pontuou que sua atuação, especialmente no campo da pesquisa, envolve o coletivo. Nesse sentido, também expressou um agradecimento a todos que têm contribuído e participado de seus trabalhos. Citou amigos e comentou que eles colaboraram para alimentar o amor que ela sente por Caxias.

Em nome dos 4 Arquitetos, Paulo Iroquez Bertussi destacou que a história das civilizações tem como alicerce a Ciência, a Arte e a Filosofia. Nesse contexto e tomando como parâmetro uma comparação entre a década de 1970 e os atuais dias, fez um relato sobre o progresso de Caxias do Sul. Utilizou os anos de 1970 porque foi a época em que ele e seus amigos conceberam o projeto do Parque de Exposições da Festa da Uva. Citou o então prefeito Mário Bernardino Ramos, considerando-o um visionário. Entre as propostas que o chefe do Executivo idealizou à época, esteve justamente o concurso público para o anteprojeto do Parque de Exposição da Festa da Uva, o qual foi inaugurado em fevereiro de 1975. "O mais importante é o reconhecimento do povo de Caxias que, amigavelmente, diz adorar o parque", observou Bertussi.

Também integrante dos 4 Arquitetos e autor do projeto arquitetônico da atual sede do Legislativo caxiense, João Alberto Marchioro se emocionou durante a solene. Antonio Fernande Filippini e Rubens Arthur Baldisserotto, por motivos particulares, não puderam comparecer à cerimônia.

O secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Francisco de Assis Spiandorello, representou o prefeito Alceu Barbosa Velho. Ele parabenizou os agraciados e elogiou o trabalho da construção civil e sua influência na história e na cultura da comunidade. "Cada prédio que vemos em nossa cidade tem um pouco da alma de Caxias do sul", frisou o secretário.

Durante a solene, o presidente Gustavo Toigo comentou sobre o legado de Sílvio Toigo. Ao final do ato, o presidente abriu espaço para a filha do arquiteto, Luigia Toigo, deixar sua mensagem. "Estou agradecida a vocês. Lá do alto, meu pai deve estar acompanhando tudo isso", resumiu.  

 

AS INDICAÇÕES

Os nomes dos indicados para receber a comenda neste ano foram aprovados em plenário a partir de requerimento da Mesa Diretora. A escolha está de acordo com o Decreto Legislativo nº 322/A, de 2014, e foi feita por uma comissão especialmente designada para tal fim. Esse grupo tem a seguinte composição: a) um representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/RS); b) um representante do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS); c) um representante indicado pelo Sindicato da Construção Civil de Caxias do Sul (Sinduscon); e d) três vereadores representando a Câmara Municipal de Caxias do Sul, sendo no mínimo um dos representantes uma vereadora.

Compõem a Mesa Diretora do Legislativo caxiense neste ano os parlamentares: Gustavo Toigo (presidente), Flávio Cassina (1º vice-presidente), Arlindo Bandeira (2º vice-presidente), Felipe Gremelmaier (1º secretário) e Edi Carlos Pereira de Souza (2º secretário).

 

OS HOMENAGEADOS

A Comenda Mérito Sílvio Toigo de Construção Civil - 1ª edição/2014 foi entregue aos seguintes profissionais:

Hugo Grazziotin: nasceu em 1º de junho de 1926, em Antônio Prado. Cursou Engenharia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), formando-se no final de 1950. No ano seguinte, voltou para a Serra. Em Caxias do Sul, juntamente com amigos, fundou a Sociedade Edificadora Ltda. Durante 10 anos, o grupo construiu prédios em Caxias do Sul, Vacaria, Lagoa Vermelha, Bom Jesus, Antônio Prado, Veranópolis e Guaporé. Participaram de algumas licitações públicas, das quais nasceram as obras do Grupo Escolar Fagundes Varela e do reservatório de água de Antônio Prado. A sociedade durou seis anos. Grazziotin passou a trabalhar sozinho. Era a década de 1960 e começaram a surgir grandes edifícios em Caxias do Sul. Mais tarde, Grazziotin fez nova sociedade, agora com Nério Anzolin. Nasceu, assim, a Grazziotin Anzolin Ltda., sendo responsável por grandes prédios como Estrela, Jotacê e Parque do Sol.

 

Ana Elísia da Costa: formada em Arquitetura pela Universidade Católica de Goiás em 1993, tem mestrado (2001) e doutorado (2011) em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou pesquisas no Instituto Universitário de Arquitetura da Veneza em 2005. Atuou como professora e pesquisadora na Universidade de Caxias do Sul e na Universidade do Vale do Rio dos Sinos e hoje é professora adjunta da UFRGS. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em projetos de edificações, atuando, principalmente, em arquitetura residencial. Na área acadêmica, dedica-se ao ensino de Projeto de Arquitetura e desenvolve pesquisas na área de Projeto e de Patrimônio Arquitetônico. Publicou diversos livros e artigos da área de arquitetura.

 

4 Arquitetos: o grupo "4 Arquitetos" era formado por Antonio Fernande Filippini, João Alberto Marchioro, Paulo Iroquez Bertussi e Rubens Arthur Baldisserotto. Juntos, esses profissionais desenvolveram projetos, como o do Parque de Exposições da Festa da Uva, a 1ª fase do Estádio Centenário e o Plano Diretor do Distrito Industrial de Caxias do Sul. Os quatro trabalharam de forma conjunta no período de 1973 a 1975. Depois dessa fase, foram desenvolvendo outros projetos individualmente.

 

A COMENDA

A Comenda Mérito Sílvio Toigo de Construção Civil é outorgada pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, anualmente, a profissionais liberais ou empresas que atuam de forma direta na área da construção civil, além de estabelecimentos de ensino e a professores das referidas áreas pelos relevantes serviços prestados.

A honraria é conferida a até três profissionais ou entidades atuantes na área da construção civil. Entre os cidadãos homenageados a cada ano, é escolhida, no mínimo, uma mulher. A Comenda da Construção Civil consiste em um diploma, constando o nome da entidade ou do profissional homenageado, e de um troféu, contendo a imagem de Sílvio Toigo e a descrição da honraria, na forma retangular, apoiada sobre a réplica de uma colher de pedreiro.

O projeto de decreto legislativo (PDL 8/2014) que criou a comenda é de autoria da vereadora Denise Pessôa/PT e foi aprovado, pela maioria dos parlamentares (16x2), na sessão ordinária de 21 de agosto de 2014.

 

QUEM FOI SÍLVIO TOIGO

Sílvio Toigo é filho de Marco Toigo e Joana Cecchin. Nasceu em Arten di Fonzaso, província de Beluno, na Itália, em 9 de maio de 1889. Ao todo, teve nove filhos. Em 1925, com o objetivo de obter reconhecimento de sua profissão, entrou em contato com a Escola Livre de Engenharia do Rio de Janeiro e foi graduado como Engenheiro Architecto, diploma que obteve com a comprovação de conhecimento técnico, provado por meio de suas obras e projetos realizados.

A partir da segunda metade da década de 1930, o arquiteto assume o Art Déco como estilo recorrente, sendo que em todas as suas obras posteriores prevalece esse estilo. Em 18 de dezembro de 1947, naturalizou-se brasileiro.

A seguir, algumas obras de Sílvio Toigo realizadas em Caxias do Sul e região: Sede do Clube Juvenil, Colégio Nossa Senhora do Carmo, Colégios São José de Caxias, Garibaldi (onde morou de 1929 a 1933), Vacaria e Flores da Cunha, Casa Magnabosco, Casa do Bispado, Círculo Operário Caxiense, Metalúrgica Abramo Eberle, Cinema Apolo (antigo Cine Ópera), residência de Abramo Eberle, Cinema Guarany, Casa de Saúde Santa Terezinha (São Marcos), Casa Canônica de Vila Maria (Guaporé), Hospital Dr. B. Giorgi  (Bento Gonçalves), Sociedade Vinícola Rio Grandense, Colégio Scalabrini (Guaporé), Igreja Santa Catarina, Quartel, Colégio Henrique Emílio Meyer, Auto Palácio, Hotel Real, 1ª sede do Banco do Brasil (hoje Central de Polícia), Frigorífico Rizzo, Industrial Madeireira.

Seu último trabalho, iniciado em 1951, foi o Monumento Nacional ao Imigrante, inaugurado em 28 de fevereiro de 1954 pelo então presidente da República Getúlio Vargas. Sílvio Toigo teve grande satisfação em ter sido convidado para construí-lo e orgulhava-se de sua última obra.

28/10/2014 - 21:44
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo