Voltar para a tela anterior.

Câmara passa a contar com a Casa de Leitura, Memória e Educação Legislativa

O novo espaço foi inaugurado oficialmente, na manhã desta terça-feira


A comunidade caxiense já pode contar com um novo espaço, para acessar obras sobre legislação, a trajetória e as funções do Parlamento, incluindo periódicos e outros documentos. Na manhã desta terça-feira (28/10), junto ao Espaço Cultural Mário Crosa, foi inaugurada a Casa de Leitura, Memória e Educação Legislativa. Em seguida, autoridades, servidores e demais presentes rumaram até a sala, situada no subsolo do prédio da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Sob a coordenação do Centro de Memória da instituição, ela fica aberta no horário de funcionamento do órgão, das 8h30min às 11h45min e das 13h15min às 18h.

O presidente do Legislativo caxiense, vereador Gustavo Toigo, destacou que a Casa de Leitura se soma aos esforços de parlamentares e servidores, para estimular o interesse dos jovens, em relação à política. "Trata-se de um espaço físico de acolhimento, pesquisa e preservação da história de Caxias do Sul", destacou. O parlamentar também divulgou que, ao longo da próxima quinta-feira, acontecerá a primeira edição da Missão Educativa para a Democracia (Media), quando cidadãos participarão de diversas atividades e palestras, voltadas a instruí-los sobre o processo democrático.

Toigo enfatizou que, ao idealizar o novo espaço, partiu-se da concepção de que é no Parlamento onde ocorre a formação para a democracia. Afirmou que, ao visitarem a Casa, as pessoas poderão se apropriar, ainda mais, do processo e da história do poder Legislativo. Lembrou, também, do vereador licenciado Edio Elói Frizzo que, em 2008, promoveu a criação do Centro de Memória.

A secretária municipal da Cultura, Rubia Frizzo, transmitiu os cumprimentos do prefeito Alceu Barbosa Velho. De acordo com ela, os livros trazem a bagagem de conhecimento de toda a humanidade. Disse que Caxias conta com 21 bibliotecas. A seu ver, a iniciativa da Câmara contribui para descentralizar o acesso ao conhecimento, incentivando a todos, na busca por fortalecer a educação e a democracia.

O chefe do Centro de Memória da Câmara, documentalista Eduardo Reis, ressaltou que essa inauguração coincidiu com a celebração do Dia do Servidor, em Caxias do Sul. Conforme ele, por meio da leitura e da conservação da memória, é possível aprender sobre democracia. Lembrou que esses esforços de resgate de documentos e da própria história do Legislativo caxiense remontam à data posterior a 17 de fevereiro de 1992, quando a antiga sede da Câmara havia sofrido com um incêndio, ocasionando a perda de diversos registros.

Ao final da solenidade, o promotor cultural Claudio Troian declamou poemas e o padre Renato Ariotti deixou uma mensagem aos participantes.

Cerca de 500 títulos de obras, periódicos e revistas estão disponíveis para consulta, por parte dos cidadãos. Uma parcela dos livros e documentos foi recebida como doação de órgãos públicos, outras instituições e editoras. Os demais textos já integram o acervo do Centro de Memória. Para a consulta de arquivos digitais, o público poderá utilizar dois computadores.

A Casa de Leitura é composta por seis mesas, 22 cadeiras, quatro poltronas, quatro pufes, seis estantes, uma prateleira de parede, um armário, dois suportes para computador, dois computadores, e um televisor. Para a implantação do espaço, por meio de processo licitatório, a Câmara investiu R$ 122 mil, envolvendo toda a estrutura e o mobiliário.

Entre outras autoridades, prestigiaram a inauguração de hoje os vereadores Arlindo Bandeira, Henrique Silva, Pedro Incerti, Jaison Barbosa, Felipe Gremelmaier, Edson da Rosa, Kiko Girardi, Flávio Cassina, Mauro Pereira, Rafael Bueno, além do diretor-geral da Câmara, Normelio Zanotto.

 

28/10/2014 - 13:51
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo