Voltar para a tela anterior.

Denise Pessôa participa de homenagem pelos 80 anos da diocese de Caxias do Sul

Denise recebeu homenagem pela sua atuação na Pastoral da Juventude e mais recentemente Pastoral do Migrante


Na tarde da última quarta-feira (15/10), a vereadora Denise Pessôa/PT participou de uma homenagem aos 80 anos da Diocese de Caxias do Sul, na Assembleia Legislativa. A Deputada Marisa Formolo/PT, proponente da homenagem, fez a releitura dos 80 anos, destacando que um dos elementos que favoreceu o estabelecimento dos italianos no Brasil e no Rio Grande do Sul foi a religião.

Marisa sublinhou que a fé católica foi mais que um elemento aglutinador. "Foi um fator estrutural do colono italiano no Rio Grande do Sul. Pela religião, passava toda a vida política, econômica e social da colônia, bem como o alento e a fé nos momentos de mais necessidade, durante o processo de transição que os italianos precisaram passar", ressaltou.

Nestes 80 anos de ação pastoral da Diocese de Caxias do Sul, podemos destacar centenas de lideranças, zeladoras de capelinhas, ministros, animadores vocacionais, agentes das diversas pastorais e movimentos apostólicos, profissionais leigos e leigas que prestam serviços voluntários de assistência social, à saúde, à educação e aos migrantes.

Assim, foram homenageados todos que construíram e estão construindo, junto à Diocese, uma sociedade mais humana: Dom Alessandro Ruffinoni, atual bispo diocesano de Caxias do Sul; Padre Julio Giordani, da criação das Pastorais da Terra e da Saúde na Diocese; Padre Roque Grazziotin, da criação do Centro de Direitos Humanos; Denise Pessôa, jovem vereadora, pela atuação na Pastoral da Juventude e, mais recentemente, na Pastoral do Migrante; a presidente da Pastoral da Criança, Doracélia Mello dos Santos; Irmã Cecilia, da congregação de São José, por sua atuação política em defesa das causas sociais na Diocese; Angelista Granja, por seu trabalho junto às pastorais; Dora e João Sebel, pela atuação junto ao Centro de Orientação Missionária; Irmãos Antônio e Matilde Cechin - pelo trabalho de organização dos papeleiros chamados por eles de "Profetas da Ecologia".

A Diocese de Caxias do Sul é constituída por 32 municípios, 74 paróquias, sete regiões pastorais, 972 comunidades, 111 sacerdotes diocesanos, 69 sacerdotes religiosos, 53 religiosos e 387 religiosas, além de centenas de lideranças.

20/10/2014 - 11:40
Gabinete da vereadora Denise Pessôa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo