Voltar para a tela anterior.

Mais de 90 pessoas participam de reunião da Comissão Especial do Idoso durante a 5ª edição do Câmara Convida

Grupos da terceira idade conheceram o prédio do Legislativo nesta quarta-feira (15/10)


Mais de 90 idosos estiveram na Câmara Municipal na tarde desta quarta-feira (15/10), para participar da 5ª edição do projeto Câmara Convida. Eles acompanharam uma reunião da Comissão Especial do Idoso, presidida pelo vereador Virgili Costa/PDT. Além disso, conheceram o prédio do Legislativo e tiveram explicações sobre o Centro de Memória e o funcionamento da tramitação de projetos de lei.

Promovido pelo parlamento caxiense, o Câmara Convida é um projeto criado neste ano, que tem o objetivo de possibilitar que diferentes segmentos da sociedade visitem o Legislativo e conheçam seu funcionamento. Nesta quarta-feira, 14 diferentes grupos da terceira idade foram recebidos pelo diretor-geral da Câmara, Normelio Zanotto, no plenário da Casa. O presidente do Legislativo, vereador Gustavo Toigo, agradeceu a presença de todos e informou a abertura de um novo espaço no parlamento, a Casa de Leitura. "No próximo dia 28, teremos mais uma sala para que possamos consultar a história da cidade e do Legislativo", disse, convidando os visitantes a prestigiarem a novidade.

Virgili Costa, presidente da Comissão Temporária Especial do Idoso, comentou sobre o trabalho que está sendo desenvolvido pelo grupo. "Ainda somos uma comissão temporária, mas há projeto para que se torne permanente", informou, sendo aplaudido pela plateia. O parlamentar divulgou que o grupo tem estudado a possibilidade de instalar uma delegacia especial para atender casos de violência contra o idoso.

Segundo Virgili, a comissão se reuniu com o delegado regional Paulo Rosa da Silva, que explicou a inviabilidade da criação de uma delegacia, devido ao baixo número de denúncias e à falta de espaço físico. "O que podemos fazer, por enquanto, é um cartório específico para delitos contra o idoso. Nosso foco é trabalhar para diminuir esse tipo de violência", ressaltou. Após a fala de Virgili, diversos visitantes se manifestaram a favor da iniciativa.

Antes de se reunirem com a Comissão do Idoso, os participantes aprenderam como consultar o acervo digital do Legislativo com explicações de Eduardo Reis, documentalista responsável pelo Centro de Memória da Câmara. Ele informou que é possível ter acesso a mais de um milhão de páginas sobre a história da cidade, disponíveis no site do Legislativo (www.camaracaxias.rs.gov.br). Cristiano Muniz, chefe da Assessoria Legislativa da Casa, detalhou o trâmite de projetos de lei e de outras proposições parlamentares. 

Após conhecerem a Casa, os visitantes acompanharam a abertura da sessão ordinária. Conforme acordo entre as bancadas partidárias, foi aberto espaço para que Eleni Raquel Tsurozono, da Coordenadoria Municipal do Idoso, se manifestasse a partir da tribuna. "Caxias do Sul tem mais de 54 mil idosos, cerca de 10% da população. A Câmara tem mostrado várias atividades que revelam carinho para com as pessoas da terceira idade", comentou. Eleni reforçou a responsabilidade da Casa em ajudar a construir políticas públicas para a proteção do idoso. Diversos parlamentares saudaram a presença dos visitantes no plenário.

Esta é a 5ª edição do projeto. Em 18 de junho passado, o Câmara Convida contemplou a categoria dos frentistas. No dia 24 de julho, abrangeu atletas e dirigentes esportivos. Em 28 de agosto, as lideranças rurais estiveram visitando a Casa. No dia 16 de setembro, o Parlamento recebeu educadores.

 

O Projeto Câmara Convida

O Câmara Convida é um projeto da Mesa Diretora do Legislativo caxiense que procura aproximar ainda mais a população da atividade parlamentar. O convite é voltado a grupos organizados, entidades e associações, para visitarem a Câmara Municipal e conferirem as sessões ordinárias e o trabalho dos vereadores. O objetivo consiste em oferecer ao cidadão informações sobre os processos legislativos e a história do Parlamento, além de valorizar a participação da comunidade no debate político.

Além dos grupos convidados, outras pessoas interessadas poderão se inscrever espontaneamente para participarem das visitas. Mais informações a respeito do projeto: pelo fone (54) 3218.1695 ou e-mail rp@camaracaxias.rs.gov.br, com a área de Relações Públicas, na Assessoria de Comunicação do Legislativo.


15/10/2014 - 18:03
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Luiz Carlos Erbes - MTB 7.404
Redator(a): Luciane Modena

Ir para o topo