Voltar para a tela anterior.

Rodrigo Beltrão defende avanços que constatou na educação do país dos últimos anos

Outros vereadores se manifestaram sobre o Dia do Professor, celebrado neste 15 de outubro


O Dia do Professor, comemorado nesta quarta-feira (15/10), motivou o vereador Rodrigo Beltrão/PT a se manifestar sobre a educação, no país, durante a sessão ordinária da tarde de hoje. O parlamentar salientou que houve diversos avanços em níveis federal e estadual, por meio da valorização dos professores e da Educação Infantil.

Beltrão disse acreditar que o salário dos professores, no Brasil, ainda não é o mais digno. Entretanto, na sua visão, os educadores estão sendo valorizados por meio da destinação de verbas oriundas de royalties do petróleo e da exploração da camada pré-sal. No contexto estadual, o petista defendeu que o governo realizou dois concursos públicos para nomear mais de 12 mil professores, depois de sete anos sem a realização de provas. "Em Caxias do Sul, foram quase 300 professores estaduais nomeados", comentou.

Quanto à Educação Infantil, Beltrão salientou que está sendo feita uma revolução na área. "A partir de 2016, o acesso de crianças de quatro e cinco anos à Educação Infantil deverá ser universal e obrigatório", informou. Ele também apontou que o governo federal entregou duas mil escolinhas, sendo que outras quatro mil estariam com obras contratadas. "Há muito o que se comemorar no Dia do Professor, porque estamos com uma curva para cima, com relação à educação", enalteceu.

Por outro lado, o vereador Mauro Pereira/PMDB disse que os professores do município são mais bem pagos que os do Estado. Além disso, criticou o governador Tarso Genro por não pagar o piso salarial aos professores, apesar de ter ajudado a criá-lo, quando era ministro da Educação.

O líder do governo municipal na Casa, vereador Pedro Incerti/PDT, sustentou que, em Caxias do Sul, não existe retrocesso na educação. "Quanto mais os governantes destinarem recursos a essa área, mais teremos mudanças na sociedade", observou. O pedetista ainda saudou os professores por seu dia.

De acordo com o vereador Zoraido Silva/PTB, o professor possui muitas habilidades. Citou algumas: lidar com as diferenças, sendo um emancipador do saber; ter visão e experiência na construção do conhecimento, como um mediador da aprendizagem; respeitar os direitos humanos, a sustentabilidade socioambiental, a diversidade, a inclusão de pessoas. Para o petebista, entre as metas educacionais, encontra-se a de, até 2016, universalizar o acesso à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental.

15/10/2014 - 17:36
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Luciane Modena

Ir para o topo