Voltar para a tela anterior.

Rejeitada moção de repúdio ao fechamento de portões de acesso à UCS aos finais de semana

Na próxima segunda-feira, às 19h, no plenário da Câmara, terá audiência pública sobre o tema


A maioria do plenário (11 X 9) rejeitou moção de repúdio ao fechamento de três portões de acesso ao campus da Universidade de Caxias do Sul (UCS), entre sábados e segundas-feiras. Mesmo assim, na sessão ordinária desta terça-feira (14/10), o autor da moção, vereador Rafael Bueno/PC do B, voltou a reiterar contrariedade à decisão da UCS. Na próxima segunda-feira, às 19h, no plenário da Câmara, a Comissão de Desenvolvimento Urbano, presidida pelo vereador Mauro Pereira/PMDB, promoverá audiência pública sobre o tema.

Bueno também lamentou, por exemplo, o bloqueio da Rua Augusto dos Anjos. Retomou a opinião de que a medida, justificada pela UCS como tendo fins de segurança, prejudica o trânsito e o lazer de pedestres, na divisa com os bairros Presidente Vargas e Petrópolis, além do tráfego de veículos, dentro do campus. "Fechar esses portões dificulta o deslocamento de pessoas, na região, uma vez que os moradores desses bairros têm que acessar, pela BR-116, o espaço do campus", observou. Ele já encaminhou a questão ao Ministério Público Estadual.

Outros vereadores se manifestaram na mesma linha de Bueno. Para os petistas Denise Pessôa e Rodrigo Beltrão, a atitude da UCS é antidemocrática e não respeita áreas públicas que se interligam ao espaço da própria universidade. Henrique Silva/PC do B atentou que o caráter comunitário da instituição não está sendo obedecido. Mauro Pereira/PMDB salientou que a medida se situa na contramão de aproximar o órgão de ensino do povo.

Enquanto isso, o vereador Pedro Incerti/PDT considerou que a audiência pública de segunda-feira servirá como o fórum mais adequado, para debater sobre a questão envolvendo a UCS. O vereador Zoraido Silva/PTB ponderou que o termo repúdio contém significado muito forte e, a seu ver, desnecessário para esse tipo de discussão. O vereador Jaison Barbosa/PDT defendeu a ampliação do diálogo.

 

MOÇÃO 32/2014 (votação):

ARLINDO BANDEIRA PP Não

CLAIR DE LIMA GIRARDI PT Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PRB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Não

EDSON DA ROSA PMDB Não

FELIPE GREMELMAIER PMDB Não

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Presente

FLÁVIO SOARES DIAS PTB Não

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Não

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Não Votou

HENRIQUE SILVA PCdoB Sim

JAISON BARBOSA PDT Não

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Sim

MAURO PEREIRA PMDB Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SD Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Não

RAFAEL BUENO PCdoB Sim

RAIMUNDO BAMPI PSB Não

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Não Votou

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

WASHINGTON STECANELA CERQUEIRA PDT Não

ZORAIDO DA SILVA PTB Não

14/10/2014 - 18:34
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo