Voltar para a tela anterior.

Vereador cobra abertura de portões da UCS no Ministério Público

Comissão liderada por Rafael Bueno espera abertura dos acessos


Na tarde desta terça-feira (14/10), o vereador Rafael Bueno/PCdoB levou ao Ministério Público Estadual a denúncia do fechamento de ruas e portões da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O processo tem origem no ato arbitrário da reitoria da UCS em fechar alguns acessos ao campus da instituição, prejudicando empresários, moradores e estudantes.

Na oportunidade, o Promotor de Justiça Especializada de Caxias do Sul, Adrio Rafael Gelatti, informou que um inquérito cível foi aberto pela Promotoria. Além disso, foi feito um pedido de informações sobre o fechamento à UCS, a fim de solicitar esclarecimentos. Para ele, é necessário ver os condicionamentos para o funcionamento da Universidade. "A liberação engloba o acesso irrestrito da população àquele espaço? Temos que avaliar", ponderou o promotor.

Para o vereador Rafael Bueno, a UCS perde o caráter comunitário mantendo a atitude. "A UCS, sendo uma instituição comunitária, deve estar sempre com as portas abertas para o diálogo com a comunidade", lembrou o parlamentar. Ele também recorda que o campus é usado para diversos fins pela população, como o lazer e a busca por serviços, como ambulatórios, biblioteca e outros.

Estavam presentes, além do vereador Rafael Bueno, o presidente das Associações dos Moradores dos Bairros Presidente Vargas e Dom Pedro II, Sérgio Campos, o comerciante Marlon Pretto Rizzon, o estudante de direito da UCS, Artur Zulian, a coordenadora do Diretório Central dos Estudantes (DCE/UCS), Andressa Marques e outros estudantes. A Promotoria aguarda o prazo para entrega dos documentos solicitados, para dar sequência ao processo.

 

14/10/2014 - 18:16
Gabinete do vereador Rafael Bueno
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo