Voltar para a tela anterior.

Felipe Gremelmaier demonstra preocupação com os votos nulos e brancos registrados em 5 de outubro

O parlamentar aproveitou o grande expediente também para elogiar os vereadores caxienses que concorreram a deputado


A quantidade de abstenções e de votos nulos e brancos registrados no primeiro turno eleitoral, que ocorreu em 5 de outubro, preocupa o vereador Felipe Gremelmaier/PMDB. Durante a sessão ordinária desta terça-feira (07/10), o parlamentar também elogiou o trabalho dos vereadores caxienses que participaram da disputa proporcional, concorrendo a deputado estadual ou a federal. Ressaltou que eles contribuíram com um total de 78,1 mil votos a federal e 63,6 mil a estadual.

Pontualmente sobre a quantia de nulos, brancos e abstenções, o peemedebista informou que, dos cerca de 330 mil eleitores aptos a votar na cidade, 101 mil não optaram por candidato a deputado federal e a estadual. Gremelmaier lastimou esse cenário. "Por isso, tivemos dificuldade de eleger um candidato de Caxias à Assembleia. Esses 101 mil votos poderiam significar a eleição de três deputados estaduais ou de dois a federal", ilustrou o peemedebista.

Segundo Gremelmaier, o fato de Caxias ter apresentado 35 candidatos a deputado pode até ser entendido como um número elevado, mas, ao mesmo tempo, na sua ótica, pode ser também interpretado com um sinal de renovação. "São novos nomes se apresentando para buscar mandatos", pontuou.

Gremelmaier observou, ainda, que muitos moradores caxienses vieram de outros municípios e continuam votando em candidatos de sua região de origem. Ao defender uma urgente reforma política, Gremelmaier acredita que as siglas partidárias precisam repensar sua forma de trabalhar e se inserir socialmente.

    "As escolhas fazem parte da democracia. Acho que está certo quem escolhe seu candidato. Já quem se omite de uma decisão pode pagar caro. Neste momento, o Brasil inteiro tem de repensar. A reforma política é urgente e só vão ocorrer as demais reformas a partir dela. Há um descrédito nos políticos, mas, hoje, o eleitor tem mais condições de buscar informações. A solução para o estímulo ao voto passa sim pelos partidos políticos e eles têm de ter humildade para fazer essa discussão", opinou Gremelmaier.

   Na linha da reflexão do peemedebista, o vereador Kiko Girardi/PT expressou sua preocupação e também defendeu a reforma política.

 

07/10/2014 - 18:14
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo