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Fórum sobre a inclusão do deficiente na escola quer projeto-piloto sobre o tema

A Comissão de Direitos Humanos entende que o plano deveria abranger estado e município


Desenvolver um projeto-piloto para que as turmas das escolas conseguissem trabalhar a educação inclusiva para deficientes, durante suas aulas com os demais alunos, esteve entre as metas traçadas, na terceira reunião do fórum "A inclusão do deficiente na escola". O encontro aconteceu na tarde desta segunda-feira (06/10), no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Conduzidos pela presidente da Comissão de Direitos Humanos, vereadora Denise Pessôa/PT, os trabalhos objetivaram dar prosseguimento aos esforços, pelas melhorias do apoio pedagógico e das monitorias. O grupo também entendeu ser necessário um plano de educação inclusiva, abrangendo estado e município, o que já foi repassado à 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e à secretária municipal da Educação, Marléa Ramos Alves.

Denise destacou que todos os professores deveriam receber formação para a educação inclusiva, e não só aqueles que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Atentou que carecem de qualificação os atendimentos de saúde prestados aos alunos especiais.

A vereadora informou que, entre as demandas colhidas na última reunião do fórum, em 11 de agosto passado, e já encaminhadas à secretária Marléa, está a criação do cargo público de cuidador, para alunos com deficiência. "Essa função, que existe em âmbito estadual, se torna urgente, tendo em vista os problemas enfrentados com as monitorias", explicou.

A parlamentar comentou que, diante de reclamações, quanto a faltas de profissional especializado, para atender alunos especiais, nas salas de recursos de AEE, e de material específico, a comissão decidiu requisitar ao Conselho Municipal de Educação a fiscalização de todos os espaços de AEE. Contou, ainda, que, momentos antes do encontro de hoje do fórum, Marléa havia comparecido. Mas, para a presidente da comissão, a sua presença, nas reuniões, precisa acontecer, de fato.

Enquanto isso, a responsável pela 4ª CRE, Claudete Picolli, lembrou que nem sempre, quando da matrícula, os pais do aluno informam que ele é especial. Sandra Negrini, que representou a Secretaria Municipal da Educação, comemorou o fato de estudantes especiais conseguirem chegar às séries finais do Ensino Médio.

Para uma plateia formada por cerca de cem pessoas, entre pais, alunos e professores, alguns especialistas se manifestaram. Rozeunice Pacífico, coordenadora de Ensino da Faculdade Fátima, pediu que todos se empenhassem, por uma ressignificação da concepção de educação. Segundo Carla Valentini, professora de Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS), pais e professores têm que se envolver na aceitação do outro, como ele é. Na ótica de Carla, a formação docente não pode se ater, apenas, ao conteúdo instrumentalizado.

O fórum "A Inclusão do Deficiente na Escola" foi instituído no último dia 30 de junho, durante reunião extraordinária da Comissão de Direitos Humanos. Fazem parte do grupo diversos integrantes da sociedade civil e de órgãos públicos, sob a condução da própria comissão. Entre os membros, estão o Conselho Municipal de Educação e o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Além da vereadora-presidente Denise, integram a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança os vereadores Mauro Pereira/PMDB, Neri, O Carteiro/SDD, Renato Nunes/PRB e Rodrigo Beltrão/PT. Os vereadores Daniel Guerra/PRB, Felipe Gremelmaier/PMDB e Rafael Bueno/PC do B prestigiaram a reunião de hoje.

06/10/2014 - 19:41
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

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