Voltar para a tela anterior.

Padre Ezequiel Dal Pozzo é agraciado com o título de Cidadão Caxiense

Mais de 150 pessoas prestigiaram a sessão solene, no plenário da Câmara Municipal


O carinho ao padre Ezequiel Dal Pozzo ficou evidenciado na expressão das mais de 150 pessoas que prestigiaram a sessão solene da Câmara Municipal de Caxias do Sul, na qual ele foi agraciado com o título de Cidadão Caxiense. Entre outros feitos, notabilizou-se na condução da paróquia do Bairro Santa Fé e com canções de evangelização. O presidente da Casa, vereador Gustavo Toigo, conduziu a cerimônia no plenário.

Proponente da homenagem, o vereador José Dambrós fez o pronunciamento a partir da tribuna. Salientou que, com fé na instituição família, o padre ajudou a transformar a realidade da região do Santa Fé, que, conforme Dambrós, tem o menor índice de desenvolvimento humano (IDH) de Caxias. "Através da música, ele promove a evangelização, cativando as pessoas", ressaltou. O parlamentar lembrou que, até hoje, todo ano, o Natal comunitário do bairro envolve cerca de cinco mil crianças, a partir da iniciativa pioneira de Ezequiel.

Depois de ser diplomado Cidadão Caxiense, Ezequiel fez breves agradecimentos. Comparou que, enquanto a tecnologia traz velocidade para o cotidiano, o mundo ainda continua lento para a humanização. "O ser humano precisa de relacionamentos, simplicidade e sentido na vida", observou o padre. Entre os cantos que fez, esteve a música "Tocando em frente", de Almir Sater.

O secretário de Governo Municipal, Agenor Basso, transmitiu os cumprimentos do prefeito Alceu Barbosa Velho. Enfatizou a visão cristã do padre e a sua preocupação para com o desenvolvimento do ser humano. O bispo emérito de Caxias do Sul, Dom Paulo Moretto, enalteceu o dom do homenageado, para levar alegria, por meio do canto.

O padre Ezequiel Dal Pozzo nasceu em 13 de maio de 1979, em Paraí, no Rio Grande do Sul. É filho de João Batista Dal Pozzo e Maria Helena Rosin Dal Pozzo, e irmão de Edson, Ediana e Edilvane.

Sacerdote do clero secular da Diocese de Caxias do Sul, padre Ezequiel foi ordenado em 17 de fevereiro de 2007. Atuou na Paróquia do bairro Santa Fé (2006 a 2011) e no Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, em 2012 e 2013.

Ao ingressar no seminário, aproximou-se do canto e começou a compor algumas canções, manifestando o louvor a Deus e o cuidado para com a vida. Sempre conservou o estudo da Filosofia e da Teologia. Em 2009, gravou o primeiro álbum, intitulado "Deus é Amor".

Em 2010, padre Ezequiel selecionou 13 canções para produzir mais um trabalho, sob o título "Fica Conosco".  Em 2012, houve a gravação do primeiro DVD: "Cuidar da Família", lançado na primeira metade de 2013. Em 2014, ele voltou para Caxias, para trabalhar com celebrações, na Paróquia Santo Antônio, no Bairro Cinquentenário, e na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no Bairro Cruzeiro.

24/09/2014 - 21:15
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo