Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno cobra abertura dos portões da UCS nos finais de semana

Parlamentar vai protocolar moção de contrariedade ao fechamento dos acessos


O fechamento dos portões da Universidade de Caxias do Sul (UCS) nos finais de semana voltou a motivar fortes críticas do vereador Rafael Bueno/PCdoB. Na sessão ordinária desta terça-feira (23/09), o parlamentar informou que protocolará uma moção de contrariedade à medida. Bueno divulgou um abaixo-assinado, promovido pela comunidade que vive no entorno da UCS, que conta com quase duas mil assinaturas. Ele também relatou não ter conseguido dialogar com a reitoria da universidade a respeito do assunto.

O vereador salientou que a comunidade está prejudicada com o fechamento dos portões. "As famílias tinham momentos de lazer e convívio na universidade aos sábados e domingos. Está sendo bloqueado o acesso de moradores a bairros e de estudantes à biblioteca, que fica aberta nos sábados", reclamou. Além disso, salientou que moradores das proximidades estão descontentes porque utilizavam linhas de ônibus no local. Bueno direcionou críticas ao reitor da UCS, Evaldo Kuiava. "Ele quer impedir que a comunidade ocupe o espaço que é dela. Ele tem que se preocupar em diminuir as mensalidades e não em tirar o espaço dos moradores", opinou o parlamentar.

Para embasar as críticas, Bueno mostrou fotos aos vereadores, retratando o bloqueio ao acesso embaixo da passarela (no sentido para o bairro Cruzeiro) e os portões fechados, no último final de semana. Ele também apresentou uma reportagem de jornal e outra de televisão que mostram a insatisfação da comunidade do bairro Presidente Vargas com a situação. Criticou a reitoria por não ter se manifestado aos veículos de comunicação a respeito o assunto.

Mauro Pereira/PMDB apoiou Bueno. Ele também informou que tentou contato com a universidade, sem obter resposta. Para o vereador, essa é uma forma de afastar as pessoas da UCS. Cassiano Fontana/PRP defendeu a importância de estabelecer um diálogo da comunidade com a reitoria para resolver o problema. Flávio Dias/PTB apoiou a moção proposta por Bueno.

Outro assunto trazido pelo comunista foi a instalação da parte metálica na passarela do bairro São Ciro, que, segundo ele, deverá ocorrer entre as 6h30 e as 12h do próximo domingo (28/09). O vereador ainda comentou sobre uma reunião, no gabinete do prefeito, ocorrida na manhã desta terça-feira (23/09). "Debatemos os rumos da proteção aos animais. Solicitei urgência na promoção de um mutirão de castrações. Na cidade, faltam mais de 10 mil cirurgias", comentou.
23/09/2014 - 19:06
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Luiz Carlos Erbes - MTB 7.404
Redator(a): Luciane Modena

Ir para o topo