Voltar para a tela anterior.

Cassiano lamenta o avanço da insegurança e aponta suposto descaso do poder público

O parlamentar trouxe informações da Secretaria Estadual da Segurança Pública


O avanço da insegurança e um suposto descaso do poder público, em relação ao problema, foram alvos de críticas do vereador Cassiano Fontana/PRP. Na sessão ordinária desta terça-feira (23/09), o parlamentar trouxe informações da Secretaria Estadual da Segurança Pública, pelas quais, até junho deste ano, houve o registro de 150.985 ocorrências, no Rio Grande do Sul, sendo 54% de furtos e 19% de roubos. No período, Caxias do Sul respondeu por 5.941 casos do montante, com 49% de furtos e 20% de roubos.

Cassiano comparou Caxias com outros municípios, também utilizando dados da secretaria. Disse que, no primeiro trimestre deste ano, Canoas e Porto Alegre tiveram mais ocorrências do que as verificadas em solo caxiense, com 6.028 e 38.846 casos, respectivamente. Considerou que, de acordo com projeção de 2012 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os números poderiam ser maiores, já que muitas pessoas não registram boletins de ocorrência, devido à descrença no poder público. Acrescentou que este agiria com descaso. "As proporções só aumentam. Entre outros pontos, é possível observar o crime no abuso de crianças e nos homicídios", ressaltou.

Segundo Cassiano, a segurança pública carece de estratégias mais técnicas e de ser menos refém de questões políticas. Sugeriu a criação de fóruns democráticos, para fomentar o debate da sociedade civil, em prol do comportamento de paz, através do diálogo.

Os vereadores Felipe Gremelmaier/PMDB e Pedro Incerti/PDT compartilharam das preocupações da Cassiano. Para o pedetista, em Caxias, o efetivo policial é o mesmo de 30 anos atrás. O peemedebista atentou que a sensação de insegurança, por vezes, fica maior do que os números.

Ao término do seu pronunciamento, Cassiano também criticou o jornal Pioneiro. O vereador Renato Nunes/PRB concordou com o colega.

23/09/2014 - 18:31
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo