Voltar para a tela anterior.

Conjunto de Produções Folclóricas Tio Xico é homenageado pela Câmara por seus 30 anos

A partir do requerimento do vereador Pedro Incerti, o plenário aprovou a iniciativa e a distinção foi entregue na sessão desta terça-feira


O Conjunto de Produções Folclóricas Tio Xico foi homenageado pela Câmara Municipal de Caxias do Sul, nesta terça-feira (23/09), durante a sessão ordinária. O grupo completa três décadas de atuação neste ano e o Legislativo reverencia a história e o envolvimento dos integrantes e apoiadores, que são ligados à empresa Agrale.

A homenagem, proposta pelo vereador Pedro Incerti/PDT, com incentivo do parlamentar hoje licenciado Edson da Rosa/PMDB, contou com a aprovação unânime do plenário. A cerimônia foi conduzida pelo presidente do Parlamento Municipal, Gustavo Toigo. Na plateia, muitos funcionários, crianças e familiares ligados à empresa Agrale. Também compareceu a cidadã caxiense Amábile Zanandrea Stedile, viúva de Francisco Stedile, fundador da Fras-le, Agrale e Lavrale, entre outras empresas que compõem o Grupo Francisco Stedile.

O Conjunto Produções Folclóricas Tio Xico iniciou com o objetivo de difundir a música gaúcha, mas passou a desenvolver, também, outras danças folclóricas de todo o Brasil, da Itália, do México, da Argentina e de outros países. O nome "Tio Xico" é uma homenagem ao fundador do grupo das empresas Agrale, Francisco Stedile.

Proponente da homenagem, o vereador Pedro Incerti se pronunciou em nome do Legislativo. Recordou a história do grupo, informando que é constituído por colaboradores da Agrale e familiares. Após listar os estilos de danças que o grupo executa, como gaúcha, frevo, quadrilha, entre outras, Incerti comentou que se emocionou com uma apresentação recente do conjunto.

O vereador também elogiou o empenho e a dedicação dos dançarinos e de suas famílias. "Esta homenagem que a Câmara presta é muito justa. Parabéns à empresa Agrale pelo investimento, aos colaboradores e a todos que estão envolvidos nessa caminhada. Que o conjunto siga levando alegria a todos os recantos do Brasil e do Exterior", enfatizou Incerti.

O diretor executivo da Agrale e apoiador do conjunto, Rogério Vacari, se manifestou em nome do grupo homenageado. Ressaltou que o Conjunto de Produções Folclóricas Tio Xico faz parte da história da Agrale. "Nestes 30 anos, o grupo evoluiu seguindo os passos da companhia. Os integrantes formaram elos fortes que se mantêm há tanto tempo. Poucas entidades têm 30 anos de existência. Imagine então um grupo que junta pessoas em prol da música e da dança. Também destaco o envolvimento e a integração dos pais dos participantes", frisou Vacari.

Em tom de agradecimento, o diretor executivo parabenizou o patrão do conjunto, Everton Tomiello, e a coordenadora Eliana Maria Pelissari, pelo esforço dispensado ao grupo nos ensaios e apresentações. "Essas pessoas, em conjunto com os pais dos participantes, conseguem fazer com que o grupo tenha essa longevidade. Há casais que dançam no grupo. Nossa empresa é uma grande família e assim gostamos de sermos chamados", complementou Vacari.

O secretário municipal do Esporte e Lazer, Jó Arse, representou o prefeito Alceu Barbosa Velho no ato. Observou que o incentivo da Agrale é fundamental para o sucesso do conjunto. Salientou que a mistura de danças valoriza as diferenças culturais e também destaca as características do estilo gaúcho. "Essa integração tem grande importância para a nossa cultura gaúcha, sem perder a essência de nossas danças", pontuou.

 

 

23/09/2014 - 18:01
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo