Voltar para a tela anterior.

Semana do Legislativo 2014 é aberta, com lançamento de dois novos programas

Acompanhado de parlamentares e servidores da Casa, o presidente Gustavo Toigo detalhou as atividades à imprensa


A Semana do Legislativo 2014 foi aberta à comunidade na manhã desta segunda-feira (22/09), no plenário caxiense. Durante a apresentação à imprensa, o presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, vereador Gustavo Toigo, detalhou as atividades (confira abaixo a programação completa) que são abertas ao público e se estendem até sexta-feira (26/09), quando o Legislativo completa 122 anos de história.

Além disso, Toigo divulgou o novo slogan do Parlamento, "Nosso Foco é a Comunidade", e detalhou os projetos implantados neste ano e os já consolidados na Casa. Também lançou duas novas iniciativas: o Programa Câmara Encanta e o Curso Missão Educativa para a Democracia (Media).

O Câmara Encanta busca atrair grupos culturais para conhecer o funcionamento do Legislativo  e finalizar a visita com uma apresentação à comunidade em frente ao prédio do Parlamento. A primeira edição do Câmara Encanta será nesta sexta-feira (26/09).  Já o Media é um curso de formação para a democracia voltado, especialmente, aos alunos do Ensino Médio e que estimula a participação cidadã. O primeiro curso ocorre em 30 de outubro. "Muitos conhecimentos a gente adquire na escola, mas a educação para a democracia é aqui no Parlamento que também devemos aprender. As casas legislativas devem conduzir os jovens a participarem mais ativamente da vida pública", argumentou Toigo.

Durante o encontro desta manhã, que também foi acompanhado por parlamentares e servidores da Casa, o presidente reafirmou a intenção da Câmara de se aproximar cada vez mais do povo. "A ação parlamentar é muito forte na sociedade. Por isso, temos que expandir o conceito de cidadania abrindo cada vez mais as portas da Câmara ao envolvimento da comunidade e, ao mesmo tempo, ouvindo e nos dirigindo de modo mais sistemático até a população. Queremos interatividade da Casa com o povo ao extremo, para tornar o nosso Legislativo modelo de participação cidadã", ressaltou Toigo.

O presidente ainda mostrou dois vídeos. Um deles com imagens e ações da Câmara e outros com depoimentos de professores que participaram do Projeto Câmara Convida. Os educadores elogiaram a iniciativa da Casa, confirmando a receptividade da população. Toigo também reforçou o êxito de programas desenvolvidos há alguns anos, como o Vereador Por Um Dia e o Câmara Vai aos Bairros.

No grupo das iniciativas implantadas neste ano, além do Câmara Convida, o parlamentar mencionou os resultados do Jovem Parlamentar (cuja primeira jornada ocorreu em 11 de agosto, com a participação de 23 estudantes de Ensino Superior) e do Programa Visitas Legislativas (os vereadores conferem diferentes áreas e serviços públicos em andamento ou que serão executados). A 5ª edição do Visitas Legislativas  está prevista para ocorrer em 1º de outubro, com uma visita técnica à Central de Tratamento de Resíduos Rincão das Flores (aterro sanitário) e à Estação de Tratamento de Água Morro Alegre.

 

 

SEMANA DO LEGISLATIVO 2014 - Nosso Foco é a Comunidade

Câmara Municipal de Caxias do Sul - 122 anos de história

Período: 22 a 26 de setembro de 2014

 

Confira as próximas atividades desta semana:

- Data: 23 de setembro de 2014 (terça-feira)

14h: Abertura da Exposição - O Parlamento em Destaque, com registros fotográficos de atividades da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul na atual legislatura.

 

- Data: 24 de setembro de 2014 (quarta-feira)

10h: Visita Guiada - Estudantes conhecem a estrutura e o funcionamento do Legislativo caxiense.

 

- Data: 25 de setembro de 2014 (quinta-feira)

9h: Painel Legislativo como espaço de democracia e representação.

Mediação: Gustavo Toigo, presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul.

Participantes:

- Isidoro Zorzi - Professor e ex-reitor da Universidade de Caxias do Sul  (UCS), ex-secretário de Habitação e Ação Social de Caxias; bacharel e licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Pelotas; e especialista em Sociologia e Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

- Cristina Lazzarotto Fortes - Professora da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), leciona Direito Constitucional e  Direito Previdenciário. Funcionária Pública Federal, é graduada em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul.

- Antônio Augusto Mayer dos Santos - Advogado eleitoralista, consultor e autor de livros, como Vereança e Câmaras Municipais - Questões legais e constitucionais e Reforma Política: inércia e controvérsias. Foi presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/RS (2013-2015) e é membro do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral. Leciona nas Escolas Verbo Jurídico e Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Painelista em cursos, jornadas e seminários, também é Cidadão Emérito de Porto Alegre.

 

- Data: 26 de setembro de 2014 (sexta-feira)

16h - Bate-papo com Frei Jaime Bettega - A contribuição da espiritualidade no contexto do serviço público.

17h - Lançamento do Programa Câmara Encanta - A 1ª edição será com músicos do Grupo de Câmara do Coro Municipal e do Quinteto de Metais da Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul. Eles visitarão o Parlamento e, no final da atividade, vão fazer uma apresentação ao público, em frente ao prédio do Legislativo.

 

OBS: Todas atividades são gratuitas e abertas ao público.

Realização: Câmara Municipal de Caxias do Sul

Outras informações: pelo fone (54) 3218.1695 ou na sede do Legislativo (Rua Alfredo Chaves, 1323, bairro Exposição - Caxias do Sul/RS).

 

22/09/2014 - 12:20
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo