Voltar para a tela anterior.

Câmara celebra a atuação de quatro tradicionalistas com a Medalha Honeyde Bertussi 2014

A comenda busca valorizar personalidades por serviços prestados à cultura gaúcha


A atuação de quatro tradicionalistas foi reconhecida com a entrega da Medalha Honeyde Bertussi 2014, realizada na noite desta quinta-feira (18/09), no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul. A comenda especial ficou com o ex-presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) Benjamin Feltrin Netto (1994 e 1995), patrono dos festejos farroupilhas deste ano, no Rio Grande do Sul. Os outros agraciados são: Eunice Rossetti, Flávio Pinto e Vasconcelos (Vasco) Machado de Oliveira. O presidente do Legislativo caxiense, vereador Gustavo Toigo, conduziu a cerimônia.

O vereador José Dambrós fez o pronunciamento do Legislativo. A partir da tribuna, salientou um pouco da trajetória de cada homenageado. Descreveu as personalidades como símbolos do cultivo às raízes e à cultura do Estado. Em seguida, abriu o espaço para os agraciados receberem a comenda e se manifestarem. No início da solenidade, apresentaram-se os músicos André Vieira e Eric Araújo, do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Negrinho do Pastoreio. Ao término, a invernada veterana artística do CTG Pampa do Rio Grande.

Feltrin Netto delegou à filha Ana Cláudia Feltrin que falasse em seu nome. Ela entoou: "Oh de Casa", em alusão à famosa música dos Irmãos Bertussi. Chamou o próprio pai de tropeiro de Cruz Alta, cidade natal dele. "Caxias do Sul é capital mundial do CTG, uma terra de gente trabalhadora e gentil", saudou.

Única mulher homenageada neste ano, Eunice Rossetti já se notabilizou como coordenadora de concursos da 25ª Região Tradicionalista (RT). Enfatizou que, por meio do culto ao passado, é possível manter viva a história de luta de outras gerações, pelo desenvolvimento do Rio Grande. Segundo ela, o movimento tradicionalista também difunde valores para a formação humana, com caráter, respeito à família e ações em benefício da comunidade.

Responsável pela fundação do CTG Elo do Rio Grande, em 1993, quando também criou a escola de treinamentos de laço, Flávio Pinto fez breves agradecimentos. Depois, Vasco Machado, conhecido ilustrador de livros e retratos em telas, fez o seu pronunciamento com interrupções, ao se emocionar. Lembrou que, desde 1976, mora em Caxias do Sul.

Vasco salientou que, em suas obras (algumas delas ficaram expostas na entrada do plenário), sempre procurou retratar a rotina do homem do campo, que, para ele, vive de uma forma poética. Ressaltou as oportunidades que obteve ao longo da carreira, como a de ilustrar o primeiro livro de Véra Zattera.

O coordenador interino da 25ª RT, Cléu Camassola, reverenciou os homenageados. Considerou que eles batalham com fé e orientam a todos, sobre como seguir no tradicionalismo.

O secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Francisco Spiandorello, ressaltou que os agraciados deste ano são dignos seguidores da trajetória do compositor, cantor e acordeonista Honeyde Bertussi. Ex-vereador e ex-presidente da Câmara, coube a Spiandorello a iniciativa de criar a medalha, no Legislativo, instituída pelo decreto legislativo 72/A, de 19 de novembro de 1998.

A comenda contempla pessoas que, reconhecidamente, tenham prestado serviços em prol da cultura tradicionalista gaúcha, no âmbito de Caxias do Sul. A distinção especial se destina a quem se destaque na defesa do tradicionalismo, em nível estadual ou nacional.

Desde que entrou em vigor, a comenda sofreu alterações. Em setembro de 2006, por iniciativa dos agora vereadores licenciados Edio Elói Frizzo e Edson da Rosa, o número de agraciados aumentou de dois para até três, além da criação da comenda especial. Eles propuseram que a comissão julgadora ampliasse a participação de vereadores representando a Câmara Municipal, de dois para três.

Em agosto de 2011, a partir de proposta da vereadora Denise Pessôa, ficou estabelecido que, entre os homenageados de cada ano, haverá, no mínimo, uma mulher. Outra medida dela foi que, entre os três parlamentares que representam o Legislativo na comissão avaliadora, existirá, pelo menos, uma vereadora.

Breves perfis dos agraciados

Contemplado com a honraria especial, nascido em Cruz Alta, em 21 de dezembro de 1937, Benjamin Feltrin Netto foi criado em ambiente camponês. Até a sua aposentadoria, ficou no Exército Nacional. Em Santana do Livramento, no CTG Fronteira Aberta, dirigiu o departamento cultural e artístico por duas gestões, até assumir a Coordenadoria da 18ª Região Tradicionalista (RT). No 34º Congresso, em Esteio, chegou à Presidência do MTG, na qual ficou em 1994 e 1995.

Eunice Rossetti é caxiense e nasceu em 18 de março de 1954. A sua vida tradicionalista iniciou-se na década de 1980, quando se interessou por aprender dança gaúcha, na Academia de Dança João de Barro. Depois, integrou uma invernada artística mirim. Passados alguns anos, como integrante do CTG Pampa do Rio Grande, em evento cultural do CTG Ginetes da Tradição, conheceu Paixão Cortes, de quem ganhou um livro de sua autoria. Entre outras funções que exerceu, está a de coordenadora de concursos da 25ª RT.

Flávio Pinto é natural de São Francisco de Paula, onde nasceu em 9 de agosto de 1950. Desde criança, ajudava na criação de gado e laçava. Aos 14 anos de idade, como capataz de uma fazenda, cuidava de mais de 200 cabeças de gado. Em 1970, veio para Caxias. Três anos depois, em solo caxiense, montou sua própria empresa de estruturas metálicas. Em 1993, fundou o CTG Elo do Rio Grande, criando a escola de treinamentos de laço. Trabalha em sítio dele, no distrito de Vila Seca. Entre as premiações conquistadas, encontram-se: Troféu Bom de Laço (Vacaria), Individual de Laço (Vila Oliva).

Vasco Machado nasceu em Canela, em 15 de julho de 1956. Aos 14 anos de idade, na cidade natal, atuava como artesão. Hoje, reside em Caxias, onde atua na ilustração de livros. Está catalogado no Dicionário de Artes Plásticas do Rio Grande do Sul. Entre outras obras, pintou retratos de Antônio Fagundes, Barbosa Lessa, Fernando Assunção, Paixão Cortes. Em 1989, fez mostra de ilustração, no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. No mesmo ano, exibiu na Galeria Municipal de Arte, na Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima, em Caxias.

Saiba um pouco sobre Honeyde Bertussi

Honeyde Bertussi foi um compositor, cantor e acordeonista. Já falecido, ele era do distrito de Criúva. Ficou conhecido como o "Cancioneiro das Coxilhas". O mesmo nome intitulava um programa que apresentava na Rádio Caxias. Ficou famoso por suas composições. Com o seu irmão Adelar Bertussi, ex-vereador (1973-1982) e ex-presidente do Legislativo caxiense (1982), formou o grupo Irmãos Bertussi. Em São Jorge da Mulada, em Criúva, situa-se o Memorial Irmãos Bertussi.

18/09/2014 - 22:14
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo