Voltar para a tela anterior.

Galópolis poderá receber um dia municipal em sua homenagem

Proposta pelo vereador Cassiano Fontana, a data escolhida é o 26 de junho de cada ano


Na sessão ordinária desta quinta-feira (18/09), foi discutido o projeto de lei, para instituir um dia municipal ao Bairro de Galópolis, também conhecido como região administrativa. Proposta pelo vereador Cassiano Fontana/PRP, a data escolhida é o 26 de junho de cada ano. Ele disse que será uma forma de homenagear a família Galló, precursora daquela região, através de Hércules Galló, coincidindo a homenagem com o dia do seu nascimento. O texto retornará à pauta, para segunda discussão e votação.

Entre outros pontos, a matéria enfatiza que Galópolis surgiu em 1892, com a vinda de italianos oriundos da região de Schio, que emigraram para o Brasil, em consequência de um movimento grevista. Este havia sido dissolvido à força, pelo Estado, em favor da classe patronal. Lembra que, dos 308 tecelões grevistas que emigraram para o solo brasileiro, alguns chegaram ao Rio Grande do Sul e se fixaram em várias cidades, entre elas, Caxias do Sul.

Conforme a proposição, os que vieram para Caxias estabeleceram-se nas terras devolutas da 4ª e 5ª léguas, denominando o lugar como "Profondo" (abismo). Acrescenta que a existência de arroios e quedas de água, em abundância, levou os imigrantes a organizarem uma rudimentar tecelagem, em forma de cooperativa, para fornecer a energia que movimentaria as rodas dos moinhos.

18/09/2014 - 19:41
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo