Voltar para a tela anterior.

Parlamentar Henrique Silva parabeniza os servidores da Câmara Municipal pelo trabalho que executam

Vereador destacou o envolvimento dos funcionários em prol da Semana Farroupilha


O trabalho dos servidores do Legislativo caxiense foi elogiado pelo vereador Henrique Silva/PCdoB. Na sessão ordinária desta quinta-feira (18/09), o parlamentar ocupou o espaço do grande expediente e parabenizou a dedicação dos funcionários em atividades e eventos promovidos pelo Legislativo caxiense. Mencionou que os projetos criados pela Mesa Diretora deste ano têm como objetivo aproximar cada vez mais a comunidade do Parlamento Municipal.

Destacou também o empenho dos servidores na realização de atividades em comemoração à Semana Farroupilha. Henrique salientou ainda as ações da Associação dos Servidores da Câmara Municipal (Ascam), que distribuiu erva-mate aos parlamentares da Casa. O vereador Felipe Gremelmaier/PMDB também se agregou aos elogios de Henrique no que diz respeito ao comprometimento e dedicação dos funcionários do Parlamento.

Além disso, Henrique mencionou atividades de integração realizadas no Rancho do Bardoso, piquete do Legislativo instalado nos pavilhões da Festa da Uva. Até o dia 20 de setembro, em horários específicos, servidores desenvolvem ações alusivas ao tradicionalismo, com distribuição de material informativo.

O Rancho do Bardoso recebeu esse nome, em homenagem a Vilmar Silvério Pinto (mais conhecido como Bardoso). Nascido em 13 de julho de 1934 e falecido em 22 de março de 2008, ele foi servidor e motorista da Câmara. Até hoje, com carinho, muitos funcionários recordam o grande envolvimento que ele tinha com a Semana Farroupilha. Realçam a receptividade dele, junto a colegas e à sociedade. No mês de setembro, era comum vê-lo com cuia nas mãos e trajado com bombacha e lenço, convidando os colegas a participarem de almoços e atividades tradicionalistas.

A comemoração alusiva ao dia 20 de setembro de 1835 remonta ao início da Revolução Farroupilha, conflito que durou até 1º de março de 1845, data do acordo de Ponche Verde. Os gaúchos demonstravam insatisfações políticas e econômicas em relação ao Império da época. Não concordavam com os impostos cobrados sobre charque, couros e erva-mate. Em contrapartida, produtos importados da Argentina e do Uruguai recebiam incentivos do governo.

18/09/2014 - 18:59
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Diélen Fontana

Ir para o topo