Voltar para a tela anterior.

Presidente Gustavo Toigo detalha projetos desenvolvidos pela Câmara neste ano

Durante o grande expediente, o parlamentar também convidou a comunidade a participar da Semana do Legislativo, de 22 a 26 de setembro


Com o propósito de aproximar ainda mais a comunidade do Parlamento, o presidente do Legislativo de Caxias do Sul, vereador Gustavo Toigo, divulgou os projetos em desenvolvimento na Casa neste ano. Durante o grande expediente da sessão ordinária desta quinta-feira (18/09), Toigo ocupou a tribuna para destacar que as novas ações da Câmara e também as já consolidadas vêm tendo boa receptividade por parte da população, dos vereadores e da equipe funcional da Casa. Comentou também que, paralelamente, os legisladores mantêm intensa produtividade em termos de proposições, indicações, moções e demais matérias parlamentares.

Toigo listou novos programas e projetos, como Câmara Convida, Visitas Legislativas e Jovem Parlamentar. Também pontuou a consolidação de iniciativas como o Câmara Vai aos Bairros e Vereador Por Um Dia.

No caso do Câmara Convida, por exemplo, o presidente mencionou que, até agora, a estrutura e o funcionamento do Legislativo foram conferidos mais de perto por quatro grupos: frentistas, desportistas, agricultores e educadores. "Se quisermos estar mais próximos da comunidade, também devemos chamá-la para que compareça mais sistematicamente ao Parlamento. E é isso que o Câmara Convida propõe", explicou o vereador.

No caso das Visitas Legislativas, ressaltou que vai para a 5ª edição. Já foram vistos pelos vereadores, com o objetivo de obter mais informações a respeito, as estações de transbordo, o Monumento Palanquinho (Criúva), e serviços e projetos das áreas de Assistência Social e de Habitação. Para 1º de outubro, está prevista uma visita técnica à Central de Tratamento de Resíduos Rincão das Flores (aterro sanitário) e à Estação de Tratamento de Água Morro Alegre.

No que ser refere ao Jovem Parlamentar, cuja primeira jornada ocorreu em 11 de agosto, com a participação de 23 acadêmicos de Ensino Superior, Toigo disse que foi muito gratificante. "Alguns jovens tinham uma noção diferente do Parlamento e, após a jornada, saíram daqui com a ideia de que é importante estarem integrados à vida pública, à vida do Legislativo", comentou.

Em breve, anunciou Toigo, a Casa vai lançar o Curso Missão Educativa para a Democracia (Media). Será no dia 30 de outubro, com uma jornada envolvendo alunos do Ensino Médio. "Muitos conhecimentos a gente adquire na escola, mas a educação para a democracia é aqui no Parlamento que também devemos aprender. As casas legislativas devem conduzir os jovens a participarem mais ativamente da vida pública", argumentou Toigo.

O presidente da Casa aproveitou o espaço para convidar a comunidade a participar da programação da Semana do Legislativo 2014, que se estende de 22 a 26 de setembro. O Legislativo caxiense completa 122 anos em 26 de setembro. Ao longo da próxima semana, haverá palestras, exposição e atividades culturais gratuitas e abertas ao público.

Os vereadores Cassiano Fontana/PRP, Felipe Gremelmaier/PMDB, Henrique Silva/PCdoB e Mauro Pereira/PMDB elogiaram a atuação da Mesa Diretora e de toda a Casa no sentido de abrir espaços à comunidade e de trabalhar cada vez mais o respeito à cidadania.


18/09/2014 - 18:13
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo