Voltar para a tela anterior.

Câmara Municipal concede título de Cidadão Caxiense a Marte Fros Guerrero

Proposta pelo vereador Rodrigo Beltrão e aprovada em plenário, a distinção foi entregue nesta quarta-feira


O uruguaio Marte Fros Guerrero, 68 anos, recebeu da Câmara de Vereadores o título de Cidadão Caxiense, nesta quarta-feira (17/09). A honraria foi entregue em sessão solene conduzida pelo 1º vice-presidente do Legislativo, vereador Flávio Cassina. A proposta de concessão do título é de autoria do parlamentar Rodrigo Beltrão/PT e foi aprovada por unanimidade pelo plenário.

Nesta noite, Beltrão se pronunciou em nome dos parlamentares. O vereador ressaltou que Marte Fros e outras tantas pessoas de diversas nacionalidades ajudam Caxias a se desenvolver e a se tornar múltipla. Sobre o homenageado, Beltrão ressaltou, especialmente, a humildade. "Impossível ser amigo do Marte e não se contagiar com seu carisma. É o artista que sabe interpretar os fatos e ser educador. Hoje, esta Casa reconhece não só as pessoas de origem uruguaia, como todos que têm a visão do Marte e que lutam por causas sociais e justas", enfatizou Beltrão.  

Marte Fros é publicitário e tem se destacado no cenário cultural caxiense. Nascido em 2 de novembro de 1945, em Rivera, norte do Uruguai, chegou a Caxias do Sul em julho de 1970. Aqui constituiu sua família e forjou sua trajetória profissional. Ao som da viola de Valdir Verona, Marte Fros entrou no plenário da Câmara nesta noite e foi muito aplaudido. Ao receber o diploma de Cidadão Caxiense, em seu discurso, mencionou diversas pessoas com quem conviveu, muitas delas de origem uruguaia e que já faleceram. Também citou amigos que estavam na plateia para prestigiá-lo, além do cantor Valdir Verona, que o contemplou com uma bela apresentação musical. "Somos produto do meio no qual atuamos e no qual interagimos. Quero compartilhar essa homenagem com todos daqui e com os estrangeiros. Nessa cidade acolhedora, que nos deu um lar, concretizamos nossos sonhos e nossa família. Eu devo muito a essa cidade", frisou. Ao nominar alguns de seus amigos, Marte Fros chorou.

O homenageado também resgatou sua trajetória. Contou como conheceu sua esposa, a brasileira Rosa Maria Fadanelli Fros, e o motivo que o levou a morar em solo brasileiro. "Vim ao Brasil em 1970, com diploma de publicidade e o sonho de formar um lar. Tenho dois filhos que me enchem de orgulho, a jornalista Anahi e o professor de História Hiram, que é casado com minha nora, a também jornalista Juliana Bevilaqua", detalhou.

Conforme Marte Fros, os gaúchos o acolheram muito bem. Sua vinda ao Brasil também foi influenciada pela situação de crise, desemprego e ditadura que afligia o Uruguai na década de 1970.

Em Caxias, colaborou com diversas agências de publicidade, na área de criação e direção de arte. E, desde 2004, pinta quadros a óleo. Ao lado da dedicação à música e à pintura, atua hoje como professor de Espanhol. "Adoro desenhar, pintar, ler e debater sobre política como um bom castelhano. Tento passar meu conhecimento e também aprendo muito com essa cidade que me acolheu. Tenho convicção que ensinar o pouco que sei ajuda a somar", pontuou.

O secretário municipal da Habitação, Renato Oliveira, representou o prefeito Alceu Barbosa Velho, durante a solene. O secretário cumprimentou Marte Fros e leu uma carta que o chefe do Executivo encaminhou, contemplando a Câmara, o proponente da distinção e o homenageado. Oliveira complementou, dizendo que Marte Fros é merecedor do título.

Ao final da cerimônia, o vereador Flávio Cassina revelou que conhece o homenageado há 44 anos. Por isso, faz questão de chamá-lo de irmão e amigo.

 

Quem é Marte Fros Guerrero

Nascido em 2 de novembro de 1945, em Rivera, norte do Uruguai, Marte Fros Guerrero chegou a Caxias do Sul em julho de 1970. Decidiu residir em solo caxiense para acompanhar sua esposa, Rosa Maria Fadanelli Fros, que hoje tem 67 anos. Formado em Publicidade desde o ano de 1966, Guerrero cursou o primeiro grau na Escola General Artigas, em Rivera, e o segundo grau, no Colégio Liceo Nocturno Nº 1, em Montevidéu, também no Uruguai.

Fros concluiu inúmeros cursos, entre eles, de desenho artístico, caricaturas, publicidade, desenhos animados, desenho publicitário, artes aplicadas e fotografia. A maioria desses cursos ocorreu em instituições consagradas internacionalmente, como o Instituto Argentino de Dibujo (filiado à Continental Schools de Los Angeles, Califórnia), e também na Universidad del Trabajo del Uruguay.

O homenageado teve inúmeras participações em exposições coletivas de artes plásticas. Entre elas, a IV Panorâmica de Arte de Caxias do Sul. Ao lado da música e da pintura, Marte Fros é professor de Espanhol no Centro de Línguas Estrangeiras (CLECS), localizado junto ao Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza (IEE).

De acordo com o proponente, Fros e sua família sempre foram muito ligados à cultura, à ecologia e à política. Sua filha, Anahi Fadanelli Fros, é jornalista; seu filho, Hiram Leandro Fadanelli Fros, é professor de História e sua esposa é professora de Letras. Conforme a proposição, o pai de Marte Fros Guerrero foi militar e se opôs à ditadura.


17/09/2014 - 21:19
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo