Voltar para a tela anterior.

Decreto sobre os quatro indicados para a Medalha Honeyde Bertussi 2014 tem aprovação

Às 19h30min desta quinta-feira, no plenário da Câmara, serão entregues as comendas


O decreto legislativo, com os nomes dos quatro indicados, para receberem a Medalha Honeyde Bertussi 2014, foi aprovado na sessão ordinária desta quarta-feira (17/09). De autoria da Mesa Diretora da Câmara Municipal, presidida pelo vereador Gustavo Toigo, o texto informa que os agraciados deste ano são: Benjamin Feltrin Netto (comenda especial), Eunice Rossetti, Flávio Pinto e Vasconcelos (Vasco) Machado de Oliveira. A sessão solene de entrega das comendas está marcada para amanhã, às 19h30min, no plenário da Casa.

Contemplado com a honraria especial, nascido em Cruz Alta, em 21 de dezembro de 1937, Benjamin foi criado em ambiente camponês. Até a sua aposentadoria, ficou no Exército Nacional. Em Santana do Livramento, no centro de tradições gaúchas (CTG) Fronteira Aberta, dirigiu o departamento cultural e artístico por duas gestões, até assumir a Coordenadoria da 18ª Região Tradicionalista (RT). No 34º Congresso, em Esteio, chegou à Presidência do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), na qual ficou em 1994 e 1995.

Eunice é a mulher homenageada este ano. Caxiense, nasceu em 18 de março de 1954. A sua vida tradicionalista iniciou-se na década de 1980, quando se interessou por aprender dança gaúcha, na Academia de Dança João de Barro. Depois, integrou uma invernada artística mirim. Passados alguns anos, como integrante do CTG Pampa do Rio Grande, em evento cultural do CTG Ginetes da Tradição, conheceu Paixão Cortes, de quem ganhou um livro de sua autoria. Entre outras funções que exerceu, está a de coordenadora de concursos da 25ª RT.

Flávio Pinto é natural de São Francisco de Paula, onde nasceu em 9 de agosto de 1950. Desde criança, ajudava na criação de gado e laçava. Aos 14 anos de idade, como capataz de uma fazenda, cuidava de mais de 200 cabeças de gado. Em 1970, veio para Caxias. Três anos depois, em solo caxiense, montou sua própria empresa de estruturas metálicas. Em 1993, fundou o CTG Elo do Rio Grande, criando a escola de treinamentos de laço. Trabalha em sítio dele, no distrito de Vila Seca. Entre as premiações conquistadas, encontram-se: Troféu Bom de Laço (Vacaria), Individual de Laço (Vila Oliva).

Vasco nasceu em Canela, em 15 de julho de 1956. Aos 14 anos de idade, na cidade natal, atuava como artesão. Hoje, reside em Caxias, onde atua na ilustração de livros. Está catalogado no Dicionário de Artes Plásticas do Rio Grande do Sul. Entre outras obras, pintou retratos de Antônio Fagundes, Barbosa Lessa, Fernando Assunção, Paixão Cortes. Em 1989, fez mostra de ilustração, no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. No mesmo ano, exibiu na Galeria Municipal de Arte, na Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima, em Caxias.

Instituída em 19 de novembro de 1998, a partir da iniciativa do ex-vereador Francisco Spiandorello, a Medalha Honeyde Bertussi contempla pessoas que, reconhecidamente, tenham prestado serviços em prol da cultura tradicionalista gaúcha, no âmbito de Caxias do Sul. A comenda especial se destina a quem se destaque na defesa do tradicionalismo, em nível estadual ou nacional.

Desde que entrou em vigor, a comenda sofreu alterações. Em setembro de 2006, por iniciativa dos agora vereadores licenciados Edio Elói Frizzo e Edson da Rosa, o número de agraciados aumentou de dois para até três, além da criação da comenda especial. Eles também propuseram que a comissão julgadora ampliasse a participação de vereadores representando a Câmara Municipal, de dois para três.

Em agosto de 2011, a partir de proposta da vereadora Denise Pessôa, ficou estabelecido que, entre os homenageados de cada ano, haverá, no mínimo, uma mulher. Outra medida dela foi que, entre os três parlamentares que representam o Legislativo na comissão avaliadora, existirá, pelo menos, uma vereadora.

 

Saiba um pouco sobre Honeyde Bertussi

Honeyde Bertussi foi um compositor, cantor e acordeonista. Já falecido, ele era do distrito de Criúva. Ficou conhecido como o "Cancioneiro das Coxilhas". O mesmo nome intitulava um programa que apresentava na Rádio Caxias. Ficou famoso por suas composições. Com o seu irmão Adelar Bertussi, ex-vereador (1973-1982) e ex-presidente do Legislativo caxiense (1982), formou o grupo Irmãos Bertussi. Em São Jorge da Mulada, em Criúva, situa-se o Memorial Irmãos Bertussi.

 

PDL 17/2014 (votação):

ADELINO TELES PMDB Sim

ANTONINHO ANDREIS PP Sim

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CASSIANO JORGE FONTANA PRP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PT Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PRB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

FELIPE GREMELMAIER PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim

FLÁVIO SOARES DIAS PTB Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Presente

HENRIQUE SILVA PCdoB Sim

JOSÉ PASCUAL DAMBRÓS PSB Sim

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Sim

MAURO PEREIRA PMDB Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SD Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Sim

RAFAEL BUENO PCdoB Sim

RAIMUNDO BAMPI PSB Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PDT Sim

ZORAIDO DA SILVA PTB Sim

17/09/2014 - 17:52
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo