Voltar para a tela anterior.

Por sua atuação comunitária, Tania Menezes recebe o título de Cidadã Caxiense

A sessão solene de entrega da distinção pelo Parlamento Municipal ocorreu nesta terça-feira


Por seu envolvimento nas lutas comunitárias, Tania Beatriz Gaedke Menezes, 59 anos, tornou-se, hoje, Cidadã Caxiense. O título foi entregue pelo Legislativo em sessão solene realizada nesta terça-feira (16/09), no plenário da Casa. A cerimônia foi coordenada pelo presidente da Câmara, vereador Gustavo Toigo. Proponente da homenagem, o parlamentar Cassiano Fontana/PRP fez um pronunciamento em nome de todos os legisladores.

Cassiano se emocionou logo no início de sua fala, lembrando da convivência com Tania na União das Associações de Bairros (UAB). Segundo o parlamentar, em meio à batalha cotidiana que as famílias travam em busca de melhorias para os locais onde vivem, algumas pessoas se destacam. "Entre os cidadãos de destaque, nossa homenageada ocupa lugar especial. Tania Menezes é guerreira. Luta pelo bem dos diferentes bairros e loteamentos de Caxias do Sul. Tania foi e é porta-voz de diversas pessoas que precisam da atenção do poder público em distintas áreas, como regularização fundiária, moradia, saúde, educação, cultura, trabalho. Nada a intimida, tem postura firme e convicções", ressaltou Cassiano, dizendo que aprendeu muito com a comunitarista.

Após receber o diploma de Cidadã Caxiense, Tania disse que a distinção lhe dará ainda mais força e energia para seguir na luta social. Lembrou que sempre teve muitos sonhos e um deles era estudar, numa época (década de 1970) em que não era tão comum mulher se dedicar aos estudos. A homenageada recordou de sua trajetória, do tempo em que foi professora do Estado e do município de Canoas e precisou deixar de lecionar para poder concluir o curso de Odontologia. Lembrou do início de sua militância política em Porto Alegre, na década de 1970, quando lutou por moradia aos estudantes e por liberdade. "Fico triste quando alguém não sabe valorizar a liberdade de expressão conquistada por nós a duras penas", pontuou.

Mas como nada lhe desamina ou faz desistir de sonhar, Tania diz que segue confiante e esperançosa. "Continuamos sonhando e nossa maior conquista será quando se enraizarem no coração das pessoas a liberdade e o respeito às diferenças. Vamos seguir lutando por uma sociedade em que todas as pessoas possam ter casa, trabalho e direito ao lazer. Nossa tarefa aqui é sermos felizes e fazermos quem está próximo também feliz", enfatizou a homenageada, que escolheu a música Mulheres de Atenas, de Chico Buarque e Augusto Boal, para sua entrada no plenário, no início da solene.

Agora, como Cidadã Caxiense, Tania agradeceu o apoio da filha Amanda, que estava na plateia, e fez questão de deixar uma mensagem aos moradores da cidade onde chegou para morar no mês de dezembro de 1981: "Nunca parem de sonhar. E, se acontecerem coisas que os entristeçam, se aproximem dos filhos, dos netos e de todos que podem nos ajudar a fazer deste mundo um lugar mais feliz".

Representando o prefeito Alceu Barbosa Velho, a secretária municipal de Recursos Humanos e Logística, Jaqueline Marques Bernardi, parabenizou Tania por suas atitudes, bondade e espírito de humanidade. Comentou que não sabia que a líder comunitária havia sido docente. "A educação perdeu uma guerreira, mas o mundo e todas as demais áreas ganharam uma pessoa que batalha", elogiou.

O presidente Toigo mencionou a atuação e a voz forte que fazem Tania ser lembrada e qualificam o reconhecimento que a Câmara promove nesta noite. "É uma mulher de posição, aguerrida, uma liderança que, por onde passa, deixa marcas", frisou.

Ao final da sessão, representantes da União das Associações de Bairros (UAB) agraciaram Tania com flores.

 

Quem é Tania Menezes

Natural de Triunfo, Beatriz Gaedke Menezes, 59 anos, nasceu em 4 de abril de 1955. Dentista de profissão, é mãe de dois filhos: Amanda e Vicente. Sua trajetória comunitária ganhou ênfase quando liderou a União das Associações de Bairros (UAB) de Caxias, no período de 2003 a 2007.  No campo comunitarista, também comandou o bairro Floresta por cerca de 10 anos e, atualmente, preside o loteamento Villa Lobos - Vergueiros. Tem lutado insistentemente por infraestrutura adequada à sua comunidade, que fica na Zona Sul de Caxias.

O ingresso de Tania na militância política aconteceu na década de 1970, em Porto Alegre. Atuou no movimento estudantil, sendo presidente do Diretório Acadêmico da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Casa das Estudantes da UFRGS. Integrou a direção do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFRGS e da União Estadual dos Estudantes do RS. Presidiu por oito anos o Centro de Pais e Mestres (CPM) da Escola Estadual Engenheiro Dario Granja Sant´Anna, em Caxias.

Também fundou o 1º Grupo Feminista Estudantil e participou do Liberta, um dos primeiros movimentos feministas do Estado, e da luta pela Anistia. É uma perspicaz defensora das causas da mulher. Fez parte da tendência socialista do MDB e, mais tarde, participou da criação do PT. Foi candidata a uma cadeira no Legislativo em 1992 e em 2008.

16/09/2014 - 21:08
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo