Voltar para a tela anterior.

Padre Ezequiel Dal Pozzo poderá ser Cidadão Caxiense

A proposta do título, sugerida pelo vereador Jose Dambros, voltará a plenário para segunda discussão e votação final


O padre Ezequiel Dal Pozzo, 35 anos, poderá receber da Câmara de Vereadores o título de Cidadão Caxiense. O projeto de decreto legislativo (PDL 15/2014), assinado pelo parlamentar Jose Dambros/PSB, passou em primeira discussão na sessão ordinária desta quarta-feira (10/09). O texto retornará ao plenário para segunda discussão e votação final.

A proposta pretende reconhecer o religioso pelos relevantes serviços prestados à comunidade caxiense. Padre Ezequiel Dal Pozzo nasceu em 13 de maio de 1979, na cidade de Paraí/RS. Na exposição de motivos do projeto, há detalhes da trajetória do padre, destacando que é filho de João Batista Dal Pozzo e Maria Helena Rosin Dal Pozzo, e irmão de Edson, Ediana e Edilvane.

Sacerdote do clero secular da Diocese de Caxias do Sul, padre Ezequiel foi ordenado em 17 de fevereiro de 2007. Atuou na Paróquia do bairro Santa Fé de 2006 a 2011 e no Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, em 2012 e 2013.

Ao ingressar no seminário, se aproximou mais do canto e começou a compor algumas canções, manifestando o louvor a Deus e o cuidado com a vida. Também sempre conservou o estudo da Filosofia e da Teologia como prioridade. Em 2009, gravou o primeiro álbum intitulado "Deus é Amor". Embora sendo uma obra independente, foi sendo conhecida na região e surpreendeu pela aceitação da comunidade.

Ainda conforme a exposição de motivos apresentada pelo parlamentar Jose Dambros, no ano de 2010, padre Ezequiel selecionou 13 canções para produzir mais um trabalho sob o título "Fica Conosco".  Em 2012, houve a gravação do primeiro DVD "Cuidar da Família", lançado na primeira metade de 2013. Outro trabalho de autoria de padre Ezequiel é "Levanta Teu Olhar".

Também em 2012, o religioso deu início à missa especial, com banda, pregação, bênção do santíssimo, multimídia e uma presença marcante do público, demonstrando sua fé em Nossa Senhora de Caravaggio. Na Paróquia do bairro Santa Fé, desenvolveu muitas atividades de fortalecimento da fé, resgate da autoestima, cidadania e melhoramento das estruturas comunitárias para o encontro das comunidades.

Em 2014, acrescenta o proponente, padre Ezequiel voltou para Caxias para trabalhar o anúncio da palavra com celebrações na Paróquia Santo Antônio, no bairro Cinquentenário, e no bairro Cruzeiro, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus. "Padre Ezequiel anuncia a palavra da vida com palestras, shows, retiros, celebrações, produção de vídeos, áudios para rádios e mensagens e artigos pelas redes sociais. Sua palavra e a mensagem de entusiasmo e renovação chegam às escolas, às empresas e aos mais variados setores da vida pública e eclesial, ajudando e motivando líderes e colaboradores", ressalta o vereador Jose Dambros.

Na sessão de hoje, Dambros ratificou sua defesa de que o padre Ezequiel é merecedor do título de Cidadão Caxiense. Também da bancada socialista, Raimundo Bampi parabenizou pela proposta. E o vereador Kiko Girardi/PT destacou o modo de rezar missa adotado pelo religioso. "Sou um admirador do padre Ezequiel porque ele vem inovar o jeito de fazer as missas. É uma pessoa muito carismática", elogiou o vereador petista. Também na mesma linha se posicionou o parlamentar Neri, O Carteiro/SD.

10/09/2014 - 19:22
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo