Voltar para a tela anterior.

Beltrão se mostra contrário à nova inauguração do Sistema Marrecas

Manifestação sobre evento do Executivo, no sábado, se transforma em debate no Legislativo


O vereador Rodrigo Beltrão/PT mostrou-se contrário à reinauguração do Sistema Marrecas. Na sessão ordinária desta terça-feira (09/09), o parlamentar comentou que foi enviado convite do Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) para um evento, no próximo sábado (13/09). Para o vereador, a reinauguração é uma afronta ao caxiense. Ele enfatizou que a obra foi inaugurada em 2012, sem ainda estar pronta, e será novamente inaugurada sem entrar em operação.

Conforme Beltrão, no evento, os convidados verão a água passar da represa para a Estação de Tratamento Morro Alegre. "É impossível que se faça uma reinauguração se o sistema ainda não está completo", destacou. O parlamentar entende que o gesto serve para desconstituir a imagem de que o Sistema Marrecas ainda não funciona. "Eu sou contra essa atividade e acho que o necessário em relação ao Marrecas é fazer funcionar", salientou. Beltrão informou que fará um pedido de informações a respeito dos gastos com a reinauguração. Segundo ele, haverá coquetel e ônibus disponível para trazer lideranças comunitárias.

Daniel Guerra/PRB concordou com o petista. Ele lembrou um projeto de lei que propôs, proibindo a inauguração de obras inacabadas. "É uma afronta quando se quer reinaugurar algo que já foi falsamente inaugurado, sem que sequer uma gota de água tenha chegado aos cidadãos", enfatizou. Guerra leu o teor da placa inaugurada em 2012, com a presença da presidente Dilma Rousseff, que dispõe sobre Barragem, Estação de Tratamento de Água Bruta, Estação de Tratamento de Água, Adutora de Água Tratada e Reservatório de Chegada.

Zoraido Silva/PTB defendeu o Executivo. Ele destacou que a presidente Dilma Rousseff inaugurou a barragem, em 2012, e não o sistema completo. "A obra está sendo feita dentro da legalidade", alegou. Pedro Incerti/PDT, líder do governo na Casa, afirmou que a placa inaugurada naquela ocasião falava de todo o sistema, conforme contrato judicial, apesar de ter sido inaugurado o barramento. "Eu lamento que vereadores questionem o Sistema Marrecas, quando acompanhamos a grave falta de água em São Paulo", considerou.

Jose Dambros/PSB, Cassiano Fontana/PRP, Adelino Teles/PMDB e Mauro Pereira/PMDB manifestaram-se da mesma forma. Para Dambros, o sistema Marrecas representa um projeto para os próximos 40 anos. Teles, por sua vez, enfatizou que a obra é legal. "Quem faz obras, tem que inaugurá-las. O problema é que não faz obras, porque não tem o que inaugurar", opinou. Mauro salientou que o município ainda não assinou o recebimento da obra, e, portanto, não pode cobrar o funcionamento. 


09/09/2014 - 19:11
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Luiz Carlos Erbes - MTB 7.404
Redator(a): Luciane Modena

Ir para o topo