Voltar para a tela anterior.

Comissão temporária da Câmara apoia a implantação de um mercado público em Caxias

Vereadores se reuniram com o prefeito Alceu Barbosa Velho, na manhã desta terça-feira


O apoio institucional do Legislativo caxiense à implantação de um mercado público, em Caxias do Sul, foi ratificado na manhã desta terça-feira (09/09). Integrantes da comissão temporária especial da Câmara que se dedica ao tema, liderados pelo vereador-presidente do grupo, Raimundo Bampi/PSB, visitaram o prefeito Alceu Barbosa Velho, no Centro Administrativo Municipal.

Durante o encontro, Bampi reiterou que, se o projeto de lei que prevê a transferência, em forma de doação, do antigo complexo da Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa) para Caxias do Sul, for aprovado pelos deputados da Assembleia Legislativa, o local onde, atualmente, está instalada a fundição da Metalúrgica Voges, seria o ideal para a implantação do Mercado Público. Além disso, o parlamentar relatou ao chefe do Executivo a visita que a comissão realizou ao Mercado Público de Porto Alegre, nos últimos meses. De acordo com o vereador, mais de cem mil pessoas circulam todo dia, pelo mercado da Capital.

O vereador Felipe Gremelmaier/PMDB, integrante da comissão, comentou que a cidade de Montevidéu, capital do Uruguai, é parâmetro no que diz respeito a mercado público. Conforme o peemedebista, a cidade conta com o Mercado do Porto, o Mercado da Abundância. Disse que, recentemente, houve a instalação de um mercado agrícola.

O prefeito agradeceu à atenção dos parlamentares. Na opinião dele, não existe local mais adequado para sediar um mercado público do que o prédio da antiga Maesa. Ressaltou que será preciso muita dedicação e organização para que o empreendimento abranja diferentes atrativos, para a população. Alceu atentou para a necessidade de ajuda de outras instituições, para que a ideia pudesse ser colocada em prática.

O chefe do Executivo ainda sugeriu que fosse feita uma visita a Montevidéu, para que o município tomasse conhecimento do funcionamento do local, na cidade. Alceu apontou, ainda, para um grande projeto arquitetônico ao local, a ser idealizado, mais adiante.

Além de Bampi e Felipe, participaram da visita os vereadores Henrique Silva/PCdoB, Neri, O Carteiro/SD, Velocino Uez/PDT, incluindo o 2º suplente de vereador do Partido Progressista, Antoninho Andreis, o chefe de Gabinete do Prefeito Municipal, Edson Nespolo, e a secretária municipal da Cultura, Rubia Frizzo.

Fazem parte da Comissão Temporária Especial Pró-Mercado Público em Caxias do Sul os vereadores Raimundo Bampi (presidente), Daniel Guerra/PRB, Felipe Gremelmaier/PMDB, Henrique Silva/PCdoB, Neri, O Carteiro/SD, Rodrigo Beltrão/PT e Zoraido Silva/PTB.

09/09/2014 - 11:45
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Diélen Fontana

Ir para o topo