Voltar para a tela anterior.

Parlamentar Cassiano Fontana defende a criação de mais dois Conselhos Tutelares em Caxias

O vereador também fez uma indicação ao Executivo para ampliar a divulgação da agenda cultural e elogiou o Programa Visitas Legislativas


A criação de mais dois Conselhos Tutelares na cidade foi sugerida pelo vereador Cassiano Fontana/PRP, durante a plenária desta quinta-feira (04/09). O parlamentar também informou que fez indicações ao Executivo para ampliar a divulgação da agenda cultural na cidade e pedir melhorias na Rua Walfrida Versteg. Em sua manifestação de hoje, Cassiano ainda elogiou o Programa Visitas Legislativas, da Câmara Municipal.

Sobre os Conselhos Tutelares, além dos já existentes (Norte e Sul), o vereador propõe a criação de mais duas unidades para contemplar as regiões Leste e Oeste. Ele entende que haveria viabilidade para isso. "Em Porto Alegre, por exemplo, existem 50 conselheiros em atuação e Caxias tem apenas 10. Mais dois conselhos são necessários aqui na cidade para ampliar o trabalho preventivo voltado à criança e ao adolescente", argumentou.

Em relação à Rua Walfrida Wersteg, Cassiano relatou que é prioridade do Orçamento Comunitário e as melhorias são reivindicadas há alguns anos. Pontualmente sobre essa via, o vereador Jose Dambros/PSB informou que a pavimentação será atendida sem custo aos moradores.

No que se refere à indicação na área da cultura, Cassiano sugere à prefeitura um estudo para implantação da Agenda Cultural Itinerante - A Cultura está Chegando nas quatro regiões da cidade. O parlamentar quer que a divulgação das atividades culturais tenha maior abrangência e vá ao encontro das comunidades. Para isso, propõe que grupos de cinco a oito pessoas caracterizadas e com instrumentos e cantorias entreguem panfletos ou a própria agenda à população, convidando-a a prestigiar os eventos da cidade. Essa comitiva visitaria escolas da rede pública, unidades básicas, estações de ônibus, entre outros locais. 

Na opinião de Cassiano, a ação desses artistas poderia estar inclusa na contrapartida que eles têm de apresentar ao município quando conseguem aprovar projetos pelo FinanciArte. Assim, a prefeitura evitaria gastos, justifica o parlamentar.

Ao final de sua fala, o vereador elogiou o Programa Visitas Legislativas, que, nesta quinta-feira, contemplou projetos da área habitacional da cidade. "São importantes essas visitas promovidas pela Câmara, porque conseguimos obter informações bem claras sobre as ações que estão sendo executadas na cidade", frisou Cassiano, acrescentando elogios ao secretário da Habitação, Renato Oliveira, pelo trabalho que vem desenvolvendo.

04/09/2014 - 20:31
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo