Voltar para a tela anterior.

Mostra fotográfica do Projeto Recria Fazendo Arte-Educação está aberta à comunidade no Legislativo

A abertura da exposição ocorreu nesta terça-feira, com apresentação das crianças e adolescentes participantes da iniciativa


As ações desenvolvidas pelas crianças e adolescentes do Projeto Recria Fazendo Arte-Educação poderão ser apreciadas em fotografias expostas no Espaço Cultural Mário Crosa, no Legislativo caxiense, até metade deste mês. A exposição foi aberta na tarde desta terça-feira (02/09), com a presença de autoridades e de integrantes do projeto. Apresentações de canto, teatro e dança contagiaram parlamentares, servidores e visitantes que acompanharam a abertura da mostra. Os protagonistas foram crianças e adolescentes do Coral Murialdo - Centro Técnico Social,  Centro Assistencial Voluntários Sem Fronteiras e Centro Assistencial e de Promoção Social Joana D´Arc.

As imagens que integram a exposição são do fotógrafo Mário André Coelho de Souza, que conduz oficinas dentro do projeto. As fotos foram tiradas durante eventos com crianças e adolescentes que frequentam as atividades do Recria Fazendo Arte-Educação. A mostra, que tem apoio institucional do Legislativo caxiense, ficará aberta à visitação pública até 16 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 18h.

O Projeto Recria Fazendo Arte-Educação é promovido pela Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente de Caxias do Sul (Recria), em parceria com o Instituto Murialdo, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Fundação Marcopolo e Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Fundação de Assistência Social. Cabe ao Murialdo garantir a qualificação permanente, no atendimento às crianças e adolescentes, por meio de cursos e oficinas de circo, dança, música, teatro e fotografia, tendo aporte financeiro do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

As oficinas são desenvolvidas em 20 entidades assistenciais, em Caxias do Sul.  Todo ano, ocorrem seminários de capacitação, para que os educadores consigam aperfeiçoar o trabalho com as crianças e adolescentes, nas instituições. O projeto é atualmente coordenado por Patrícia Di Doné.

Durante a abertura da mostra, nesta tarde, o presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, vereador Gustavo Toigo, cumprimentou os pequenos artistas e elogiou o trabalho dos profissionais e das entidades envolvidas no projeto Recria Fazendo Arte-Educação. "Essas ações farão com que vocês se emancipem. Aprender por meio da arte contribui para o desenvolvimento de todos. Espero que essa exposição possa circular também por outras instituições para ser contemplada por mais pessoas, pois é o registro de um trabalho de muitas mãos e importantíssimo", ressaltou o vereador.

Toigo aproveitou a beleza do espetáculo proporcionado pelas crianças e adolescentes para informar que o Legislativo está programando para breve um novo projeto: o Câmara Encanta. Essa iniciativa buscará trazer para o Parlamento grupos artísticos, que poderão conhecer o funcionamento e o trabalho da Casa e, ao final, se apresentarão à comunidade em frente ao prédio.

Representando o Instituto Murialdo - Centro Técnico Social, se manifestou o diretor administrativo-financeiro, padre Durival Daros.  O sorriso que o projeto Recria Fazendo Arte-Educação leva à criançada foi destacado por Daros. Segundo ele, em uma década de atividade, a iniciativa já contemplou 30 mil crianças e adolescentes. Em meio a uma sociedade competitiva, ações como essa fazem grande efeito, considerou o padre, fortalecendo a relevância de atividades artísticas que estimulem a humanização. "Só existe felicidade quando se tem um coração alegre e feliz", frisou.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Vera Lucia Teles Paz Piccoli, também elogiou os participantes do projeto, que ajudam a garantir seu sucesso. Vera parabenizou e agradeceu, ainda, o empenho dos trabalhadores e instituições ligadas à iniciativa ao longo desses 10 anos de história.

Após a cerimônia de abertura, as crianças e adolescentes foram conferir as imagens da mostra. Georgia Rosa dos Santos, 13 anos, Wittoria Nandi Maciel, 12, e Aline Godoy Marchioretto, 11, frequentam oficinas de dança na Associação Centro de Promoção do Menor Santa Fé (ACPMEN). Georgia se viu numa das fotografias expostas e se surpreendeu. "É emocionante ver que tudo dá certo. Quando a gente está perto de se apresentar, fico muito nervosa. Agora, vendo essas fotos, me sinto muito feliz e mais tranquila", comentou a adolescente que estuda pela manhã no 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Angelina Sassi Comandulli, no bairro Santa Fé.

 

O que é a Recria

A Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente de Caxias do Sul (Recria) é um conjunto de entidades governamentais, não governamentais, conselhos setoriais e poder judiciário que trabalham de forma integrada, visando atender crianças, adolescentes e suas famílias.



02/09/2014 - 17:25
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo