Voltar para a tela anterior.

Randon e Unimed Nordeste recebem o selo Empresa Inclusiva do Legislativo caxiense

A homenagem valoriza a inclusão de pessoas com deficiência, em quadros funcionais


As empresas Randon e Unimed Nordeste receberam, no início da sessão ordinária desta terça-feira (26/08), realizada no plenário do Legislativo caxiense, o selo Empresa Inclusiva da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Todo ano, a Casa entrega a distinção a instituições que promovam a inclusão de pessoas com deficiência, nos seus quadros funcionais. O reconhecimento à Randon se deveu ao programa Incluir. No caso da Unimed Nordeste, o projeto Convivendo com as Diferenças. O vereador-presidente Gustavo Toigo conduziu a cerimônia.

Autora do decreto legislativo que originou o selo, em 2012, a vereadora Denise Pessôa fez o pronunciamento da Câmara, a partir da tribuna. Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Casa, ela destacou que, ao criar a distinção, teve a intenção de valorizar a abertura de postos de trabalho a pessoas com deficiência, além de cursos de capacitação e obras de acessibilidade que favorecessem a inclusão. Citou a legislação federal que determina o preenchimento de cargos com pessoas com deficiência, em empresas com mais de cem funcionários.

A gerente do centro de serviços compartilhados da Randon, Celiz Frizzo, destacou que o programa Incluir teve início em 2009, preparando a empresa nos aspectos estruturais, político-burocráticos e, especialmente, na cultura da inclusão. O grupo conta com 393 pessoas com deficiência, em seus quadros funcionais. "Acreditamos que a inclusão do deficiente não é só uma obrigação legal. Esse projeto integra nossa filosofia de gestão de pessoas. O objetivo não é apenas incluir, mas, também, disseminar, na organização, a igualdade de oportunidades", afirmou.

O presidente da Unimed Nordeste, Carlos Castellano Silveira, detalhou o projeto Convivendo com as Diferenças. Conforme ele, a iniciativa parte do pressuposto de que todos merecem as mesmas oportunidades. "Uma operadora de plano de saúde tem que se preocupar, em primeiro lugar, com as pessoas", pontuou. O executivo acrescentou que as ações buscam a capacitação sobre deficiências e a adaptação do ambiente de trabalho.

Silveira ressaltou a formação dos funcionários, na Língua Brasileira de Sinais (Libras), cujas aulas não representam custo para os colaboradores e acontecem durante o expediente. Ao iniciar o projeto, em 2012, a Unimed Nordeste possuía 23 funcionários com deficiências. Em 2013, chegou a 52 funcionários com deficiência. Disse que, neste ano, o montante poderá alcançar 88 profissionais.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos Humanos, Miriam Nora, transmitiu os cumprimentos do prefeito em exercício Antonio Feldmann. Ela valorizou as iniciativas para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência. Enfatizou as parcerias que a cidade faz em prol desses cidadãos. Aproveitou para contar a história de um menino atendido pela Fundação de Assistência Social (FAS), que teve a oportunidade de trabalhar na Randon.

O selo Empresa Inclusiva foi instituído pelo decreto legislativo 283/A, de 22 de maio de 2012, a partir da iniciativa da vereadora Denise. Todo ano, por meio da distinção, a Câmara reconhece organizações empresariais que incluam, em seus quadros, pessoas com deficiência. Em 2013, foram agraciadas as empresas Agrale e Marcopolo.

26/08/2014 - 18:50
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Luciane Modena

Ir para o topo