Voltar para a tela anterior.

Renato Nunes prepara moção de repúdio às operadoras de telefonia celular

O parlamentar reclamou de mau atendimento e de visão ambiciosa das empresas


O vereador Renato Nunes/PRB pretende protocolar moção de repúdio às operadoras de telefonia celular. Na sessão ordinária desta terça-feira (12/08), o republicano alegou má qualidade no serviço e suposta lesão a comerciantes que disponibilizam seus estabelecimentos, para a venda de produtos e serviços das telefônicas. Ele relatou que as empresas convencem os comerciários de mercados e outros pontos a oferecerem compra de créditos e venda de chips, em suas lojas, sob a ideia de aumentar a circulação de pessoas. Considerou a prática abusiva.

De acordo com Nunes, as operadoras não pagam aluguel. "Não precisam fazer contrato, alugar prédio ou sala comercial e nem contratar empregados, porque se utilizam de espaços já existentes. A iniciativa privada tem liberdade para isso, mas vejo como forma de burlarem a lei", interpretou. Segundo ele, o comerciante não lucra ao disponibilizar serviços das operadoras, em seu estabelecimento. "O microempresário paga funcionário, impostos e aluguel. As operadoras usufruem de tudo e não assumem custeio algum", comentou.

O vereador Daniel Guerra/PRB concordou com o colega. Ele comemorou uma decisão do Judiciário, divulgada na última sexta-feira, que obriga as operadoras a cumprirem determinações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em benefício dos consumidores. Conforme Guerra, anteriormente, as telefônicas haviam conseguido, por meio de liminar, agora, então, derrubada, a suspensão do cumprimento das regras.

Na mesma linha, o vereador Arlindo Bandeira/PP se mostrou descontente com aquela liminar. O vereador Rafael Bueno/PCdoB manifestou a intenção de, também, assinar a moção idealizada por Nunes. O comunista criticou o fato de as operadoras enviarem repetidas mensagens, oferecendo serviços aos usuários, e a falta de sinal telefônico, em vários pontos do município.

12/08/2014 - 19:25
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Luciane Modena

Ir para o topo