Voltar para a tela anterior.

Guila Sebben elogia Programa Miniempresa e Projeto Empresário-Sombra Por Um Dia

Nesta terça-feira, o aluno do Ensino Médio Bolívar Miguel Telles acompanhou como "Sombra" o cotidiano do parlamentar progressista


O Programa Miniempresa e o Projeto Empresário-Sombra Por Um Dia receberam elogios do vereador Guila Sebben/PP, durante a sessão ordinária desta terça-feira (12/08). O parlamentar ressaltou que essas iniciativas contribuem para que os jovens façam suas escolhas para o presente e para o futuro, com foco na vida profissional. Dentro do Projeto Empresário-Sombra Por Um Dia, Guila esteve acompanhado hoje pelo estudante Bolívar Miguel Telles, 16 anos. Aluno do 2º ano do Ensino Médio do Colégio La Salle Carmo, desde o turno da manhã, Bolívar seguiu Guila nas atividades de vereador.

O estudante esteve presente também na sessão ordinária e recebeu orientações do progressista sobre o que acontece numa plenária. Para participar do "Sombra", o aluno tem de vivenciar o Programa Miniempresa. "Bolívar, obrigado pela oportunidade de estar partilhando esse dia contigo. A Casa do Povo lhe acolhe, como acolhe a todos", destacou Guila, dirigindo-se ao estudante.

O progressista elogiou o Departamento de Jovens Empresários da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Jovem) por ser, na cidade, o articulador das duas iniciativas, cuja criação é da Associação Junior Achievement. "Cumprimento a CIC Jovem, que está atuando na formação de líderes", frisou o parlamentar.

Guila também detalhou como as duas propostas se desenvolvem. No caso do Empresário-Sombra Por Um Dia, tem como objetivo oportunizar que estudantes prestes a decidir o futuro profissional experimentem o dia a dia de empresários e profissionais da comunidade.

Já o Miniempresa procura despertar e desenvolver o empreendedorismo em adolescentes que cursam o segundo ano do Ensino Médio. Acompanhados por voluntários das áreas de Recursos Humanos, Produção, Finanças e Marketing, os estudantes se reúnem em suas escolas uma vez por semana durante três horas, ao longo de 15 semanas. Nesse período, os 'miniempresários' executam os passos para a criação de uma empresa. Os profissionais que os orientam são os advisers. Neste ano, 12 escolas da rede pública e privada de ensino estão participando: 11 de Caxias do Sul e uma de Flores da Cunha.

"A Miniempresa permite que o jovem exerça a atividade de pequeno empreendedor e o Sombra possibilita a ele ver se gosta ou não de determinada profissão que decidiu acompanhar", explica Guila, que tem experiência no campo empresarial.

De acordo com o vereador, de um total de 84 jovens, apenas Bolívar optou por acompanhar um profissional da área da política. "Conversei com o Bolívar e ele me disse que, ideologicamente,  é mais de esquerda, diferente de mim, que sou mais de direita. Que bom que estamos convivendo. É bom ver um jovem de 16 anos com essa clareza de pensamento. Essa é a dinâmica da democracia, saber conviver. O Bolívar me disse que quer trabalhar pela comunidade, assim como nós procuramos fazer", ressaltou o progressista, ao se manifestar em defesa de políticas públicas claras e voltadas à juventude.

O vereador Jaison Barbosa/PDT também elogiou as iniciativas da CIC Jovem citadas por Guila. "Quanto mais democrático o espaço aberto aos jovens, maior será o aprendizado", discorreu o pedetista.  Ainda em relação à juventude, o vereador Pedro Incerti/PDT aproveitou o espaço para cumprimentar a Mesa Diretora do Legislativo caxiense em razão do Programa Jovem Parlamentar, que teve sua primeira edição encerrada na última segunda-feira (11/08). "Os nossos jovens serão os futuros políticos. É importante que comecem a exercitar e gostar da política para desmistificar quem fala mal dos políticos, como a grande mídia, que é quem mais critica. Que possamos avançar com nossa democracia e nossa juventude em benefício da comunidade", defendeu Incerti.


12/08/2014 - 18:48
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo