Voltar para a tela anterior.

Vereadora Denise Pessôa participou do 1º Fórum das Imigrações, em Criciúma

Fórum teve a finalidade de conhecer as situações enfrentadas pelos imigrantes


A vereadora Denise Pessôa/PT esteve, na segunda-feira (28/07), em Criciúma-SC, participando do 1º Fórum das Imigrações. O objetivo foi conhecer as situações enfrentadas pelos imigrantes e pela sociedade, de modo a encontrar soluções conjuntas referentes à acolhida, legalização de documentos, obtenção de emprego e cumprimento da legislação brasileira. Outra finalidade foi compreender o papel das entidades de direito e do poder público.

Além desses objetivos, o fórum teve o interesse de compreender os processos da legislação migratória a partir dos tratados internacionais e de construir um processo de debates sobre as imigrações no sul de Santa Catarina, através da criação do Fórum Permanente das Imigrações.

A programação contou com mesa de diálogo sobre imigrações, que abordou o tema "Um olhar sobre o panorama das imigrações no Brasil", com a participação do setor de Mobilidade Humana da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Outro tema abordado foi "Um olhar sobre as imigrações na região Sul", com o objetivo de compreender quem são os imigrantes e a causa de sua imigração para a região, com a participação da Polícia Federal. O tema "Sobre a Legislação dos Imigrantes", com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), buscou entender a relação da legislação e tratados internacionais das imigrações.

Caxias do Sul, nos últimos anos, tem convivido com uma nova realidade marcada pela chegada de diferentes grupos de imigrantes que já somam 3 mil pessoas, entre haitianos, ganeses, senegaleses, dentre outras etnias.  Denise tem lutado por uma política de acolhimento aos migrantes e pela criação da Defensoria Pública da União para tratar da situação migratória. Juntamente com a vereadora, estiveram participando do 1º Fórum das Imigrações a coordenadora do Centro de Atendimento ao Migrante, irmã Maria do Carmo Gonçalves e o reitor do seminário Nossa Senhora Aparecida, padre Edmundo Marcon. 

 

 

30/07/2014 - 18:12
Gabinete da vereadora Denise Pessôa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo