Voltar para a tela anterior.

Jaison Barbosa protocola projeto de lei para incentivar uso da bicicleta

Lei visa estimular o uso de bicicleta como meio de transporte urbano


Na segunda-feira (28/07), o vereador Jaison Barbosa/PDT protocolou projeto de lei que visa incentivar o uso de bicicletas como meio transporte urbano, e cria o Dia Municipal do Ciclista.

O projeto tem por objetivos orientar a população acerca dos benefícios trazidos pela prática do ciclismo, promover campanhas e eventos de conscientização e incentivo ao uso de bicicletas, e também buscar a construção de políticas públicas que visem criar condições favoráveis para o uso deste veiculo e tornar mais ecológicos e sustentáveis os sistemas de transporte de pessoas, principalmente no meio urbano.

O dia municipal de incentivo ao uso de bicicletas como meio de transporte, e o Dia Municipal do Ciclista serão comemorados anualmente no dia 25 de fevereiro. A escolha da data foi em razão de no dia 25 de fevereiro de 2011, a capital gaúcha ter sido palco de um episódio de repercussão internacional, envolvendo ciclistas.

Um motorista atropelou, deliberadamente, dezenas de ciclistas da "Massa Crítica", nome dado ao evento que ocorre tradicionalmente na última sexta-feira do mês, em muitas cidades pelo mundo, onde ciclistas, skatistas, patinadores e outras pessoas com veículos movidos a propulsão humana, ocupam espaço nas ruas.

"A bicicleta está tomando conta das ruas, precisamos pensar em politicas públicas de incentivo, como a delimitação de ciclofaixas em todo o perímetro urbano. Penso ser um trabalho conjunto entre comunidade, secretarias municipais do Meio Ambiente, Urbanismo, Trânsito e o poder legislativo para que se obtenha êxito na implantação deste sistema de mobilidade urbana", ressalta Jaison Barbosa.

29/07/2014 - 17:45
Gabinete do vereador Jaison Barbosa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Luiz Carlos Erbes - MTB 7.404
Redator(a): Diélen Fontana
As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo