Voltar para a tela anterior.

Aprovado requerimento que pede manifestação do Executivo sobre a transformação do CAJU em bem de natureza imaterial

O projeto que defende a preservação histórica do clássico de futebol entre Caxias e Juventude é de autoria do vereador Felipe Gremelmaier/PMDB


O pedido de manifestação do Executivo sobre a transformação do clássico CAJU em bem de natureza imaterial recebeu a aprovação unânime dos parlamentares caxienses, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (09/07). O requerimento 67/2014 e o projeto de lei 114/2014 que discorrem sobre a instituição do clássico de futebol entre os times Caxias e Juventude são de autoria do vereador Felipe Gremelmaier/PMDB. Por meio da solicitação, que foi apreciada em plenário hoje (09/07), o parlamentar deseja uma avaliação da Divisão de Proteção ao Patrimônio Histórico Cultural em relação à proposta, que está em trâmite na Casa.

Na exposição de motivos do projeto de lei, Gremelmaier destaca que o futebol é um esporte arraigado na sociedade brasileira como representação cultural. Também é o mais popular do mundo, movimenta a economia e se destaca por ser uma paixão que ultrapassa as barreiras geográficas e étnicas, mobilizando uma legião de fãs em todo o planeta.

No caso do clássico CAJU, o vereador observa que faz parte dos hábitos e costumes da população de Caxias do Sul. "O CAJU está revestido de interesse na preservação e proteção devido ao seu valor histórico, tradicional e social, haja vista que o clássico é uma festa do futebol", argumenta Gremelmaier.

O peemedebista valoriza as manifestações artísticas e culturais que fazem referência ao futebol e às torcidas caxienses "como atributo estético universal". Salienta que a mobilização dos times abarcam particularidades como ritos, cânticos, gritos, cores, bandeiras, símbolos, entre outras.

A exposição de motivos ressalta que o CAJU é o maior clássico de Caxias do Sul e o 2º maior do Estado do Rio Grande do Sul, por envolver equipes tradicionais, com maiores torcidas e mais títulos relevantes do Interior do Estado. Explica que o clássico abrange as equipes da Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul, campeã gaúcha de 2000, e o Esporte Clube Juventude, que foi campeão brasileiro (série B) de 1994, campeão gaúcho de 1998 e da Copa do Brasil de 1999. As duas equipes exibem, ainda, diversos outros títulos citadinos e estaduais conquistados ao longo dos anos.

Conforme o documento, o primeiro confronto histórico entre os dois clubes sob a denominação CAJU ocorreu em dezembro de 1975. No total, até maio deste ano, foram realizadas 274 edições do clássico. De acordo com Gremelmaier, no Brasil, o famoso clássico Fla-Flu, disputado entre as equipes cariocas Flamengo e Fluminense, já foi reconhecido como bem de natureza imaterial.

 

Requerimento 67/2014 (votação):

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PT Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PRB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Não Votou

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Sim

FELIPE GREMELMAIER PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Presente

FLÁVIO SOARES DIAS PTB Não Votou

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Não Votou

HENRIQUE SILVA PCdoB Sim

JAISON BARBOSA PDT Sim

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Não Votou

MAURO PEREIRA PMDB Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SDD Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Sim

RAFAEL BUENO PCdoB Sim

RAIMUNDO BAMPI PSB Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

WASHINGTON STECANELA CERQUEIRA PDT Sim

ZORAIDO DA SILVA PTB Sim

09/07/2014 - 21:11
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo