Voltar para a tela anterior.

Jaison anuncia audiência pública sobre a destinação de uso da Maesa para 18 de agosto

Às 16h de hoje, acontece assinatura do projeto de lei para transferir o complexo ao município


Às 19 horas do próximo dia 18 de agosto, no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul, acontece audiência pública para tratar da destinação de uso do complexo da Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa). Na sessão ordinária desta quinta-feira (03/07), o vereador Jaison Barbosa/PDT, que preside uma comissão temporária especial do Legislativo caxiense pelo tombamento daquela área, anunciou a reunião.

Logo mais, às 16 horas de hoje, junto à Maesa, com acesso pela Rua Plácido de Castro, ocorre a assinatura de um projeto de lei estadual. A matéria propõe a transferência do complexo da Maesa para o município. Ela terá que ser apreciada pela Assembleia Legislativa. A atividade contará com o governador Tarso Genro e o prefeito Alceu Barbosa Velho.

Os vereadores Edi Carlos/PSB, Felipe Gremelmaier/PMDB e Henrique Silva/PC do B trataram dos benefícios que a transferência da área trará para Caxias do Sul. O vereador Raimundo Bampi/PSB reforçou a ideia de se utilizar aquele espaço para sediar um mercado público. Bampi preside uma comissão temporária especial pró-mercado público.

De acordo com o vereador Mauro Pereira/PMDB, é provável que o Grupo Voges, que ainda ocupa a Maesa, fique na área até 2016. Disse que o local poderia servir para um centro comercial, cultural, esportivo, gastronômico e de serviços populares.

Em dezembro de 2010, a empresa Mundial, que, anteriormente, ocupava aquele prédio, o repassou ao Estado, a fim de quitar uma dívida. Hoje, a edificação está alugada para o Grupo Voges. Em duas oportunidades, já foi solicitado o tombamento da Maesa/Fábrica 2. Em 2011, a iniciativa coube à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Caxias do Sul, que encaminhou o pedido à administração estadual. Em maio de 2012, a União das Associações de Bairros (UAB) fez o mesmo, mas, desta vez, junto à Prefeitura.

03/07/2014 - 15:21
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo