Voltar para a tela anterior.

Ciro Fabres Neto é agraciado com o título de Cidadão Caxiense

Desde 2004, o jornalista assina crônicas diárias no jornal Pioneiro


O título de Cidadão Caxiense foi entregue ao jornalista Ciro Fabres Neto, durante sessão solene, realizada na noite desta terça-feira (1º/07), no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul. A honraria buscou reconhecer a atuação jornalística do profissional. Desde 2004, ele assina crônicas diárias no jornal Pioneiro. O presidente da Casa, vereador Gustavo Toigo, conduziu a cerimônia.

Proponente da homenagem junto com o vereador Flávio Dias, o vereador Rafael Bueno manifestou-se a partir da tribuna. Depois de contar um pouco da trajetória do homenageado, destacou que o também engenheiro civil e torcedor do Sport Club Internacional valoriza o chamado jornalismo sério. "A sua atuação contribui com uma sociedade melhor, voltada para o futuro", ressaltou.

Depois de receber o diploma de Cidadão Caxiense, Ciro enfatizou sempre ter estudado em instituições públicas, caso da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde se formou. Metodista, salientou o aprendizado de vida que obteve no âmbito religioso. "O motor que deve estimular o ser humano é melhorar o que acontece no seu redor", observou.

Quanto ao seu trabalho, Ciro explicou que o bom jornalismo passa pela harmonização entre fonte e contexto. De acordo com ele, a crítica ideal precisa ser contundente, mas, ao mesmo tempo, bem fundamentada e respeitosa.

O homenageado reiterou pautas que costumam ocupar a sua crônica diária: melhorias nas calçadas; prioridade aos pedestres; passarelas, como a do São Ciro, que segue inacabada. Lamentou o fim do antigo calçadão, da Praça Dante Alighieri. A seu ver, a última situação, ao fazer carros passarem no espaço por onde transitavam crianças, foi na contramão da desejada humanização da cidade. "Os políticos deveriam atentar para o combate às mortes de adolescentes, no trânsito, e para a situação de bairros como o Jardim América, onde falta área de lazer", ponderou.

A primeira-dama do município, Alexandra Baldisserotto, transmitiu os cumprimentos do prefeito Alceu Barbosa Velho. Declarou ter sido estagiária de Ciro. Também jornalista, ela agradeceu pelo aprendizado alcançado a partir da convivência com o colega de profissão.

Ciro Fabres Neto nasceu em Alegrete e mudou-se para Caxias do Sul, em maio de 1989. Desde criança, teve grande proximidade com as letras. Ainda pequeno, ganhou uma coletânea de livros de Monteiro Lobato, presente de sua mãe. A partir disso, sua paixão pela arte de escrever aumentou.

O homenageado começou a sua carreira jornalística no jornal A Razão, em Santa Maria. Depois, partiu para o Diário Catarinense. Quando veio para Caxias, naquele maio de 1989, passou a atuar na editoria de Esportes do jornal Pioneiro. Trabalhou nas rádios Caxias e São Francisco. Há 10 anos, está na área de opinião e colunismo do Pioneiro. No ano de 2000, ganhou o primeiro lugar no Prêmio Direitos Humanos do Jornalismo, na categoria crônica.

01/07/2014 - 21:40
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo