Voltar para a tela anterior.

Vereadores recepcionam acadêmicos inscritos no Programa Jovem Parlamentar 2014

Nesta terça-feira (1º/07), os estudantes começaram a receber orientações sobre os processos legislativos


Os vereadores caxienses receberam os alunos de Ensino Superior inscritos no Programa Jovem Parlamentar 2014, na tarde desta terça-feira (1º/07). Durante o encontro, os acadêmicos começaram a obter orientações sobre os processos legislativos (elaboração de projetos de lei, moções, indicações, pareceres, entre outros). Guiados pela relações públicas Rejane Lizot, receberam materiais gráficos e cópias da Lei Orgânica Municipal e do Regimento Interno da Casa.

Ao longo deste mês, 27 jovens conhecerão de perto o funcionamento e a estrutura do Legislativo, para terem subsídios na hora de elaborar as proposições que irão defender em 11 de agosto, quando ocorre a Jornada Parlamentar. Cada estudante também adotará um(a) vereador(a) e, se desejar, poderá acompanhar o parlamentar em suas ações, além de solicitar esclarecimentos sobre a atividade legislativa.

O presidente da Casa, Gustavo Toigo, acolheu os alunos e explicou as intenções do Parlamento a partir deste novo programa. "Estamos tentando fazer com que o jovem sinta gosto pela política e conheça mais de perto como funciona o Legislativo. O objetivo é que vocês se familiarizem e criem intimidade com a Câmara. Enquanto estiverem aqui, sintam-se em Casa e aproveitem para perguntar, tirar dúvidas, serem críticos", sugeriu Toigo.

Além do presidente, participaram da recepção aos alunos os vereadores Daniel Guerra/PRB, Edi Carlos Pereira de Souza/PSB, Edson da Rosa/PMDB, Felipe Gremelmaier/PMDB, Guila Sebben/PP, Renato Nunes/PRB e Zoraido Silva/PTB.

Os acadêmicos também acompanharam a sessão plenária, às 15h45min. Antes, porém, o vereador Zoraido Silva/PTB detalhou as principais etapas de uma sessão ordinária (pequenas comunicações, grande expediente, ordem do dia e explicações pessoais) e em quais momentos os parlamentares podem se manifestar.  O vereador também estimulou os jovens a participarem da política, ressaltando que as propostas que apresentarão na Jornada Parlamentar podem vir a ser acolhidas pela Casa. "Tomara que, no futuro, vocês estejam aqui, no plenário, fazendo novas leis para toda a nossa sociedade", ressaltou.

Durante o grande expediente, o vereador Renato Nunes/PRB elogiou os acadêmicos por terem se inscrito. Também os motivou, dizendo que existem bons políticos. Orientou a lutarem contra a corrupção. "Tomara que vocês gostem da política e não deixem de acreditar", frisou.

 

Motivação para a juventude

Neste primeiro encontro de orientação sobre os processos legislativos, houve o sorteio de três jovens que participarão do grande expediente no dia da Jornada Parlamentar. Poderão ocupar a tribuna por 10 minutos cada os seguintes acadêmicos: Rubens Zalamena Frizzo, Victor Witt e Geraldo Junior da Silva. Já a Mesa Diretora será eleita no dia 11 de agosto, data da jornada. Durante a atividade desta tarde, alguns acadêmicos destacaram os motivos que os levaram a participar desta nova iniciativa da Câmara. Estudante de Odontologia da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), Rubens, 21 anos, decidiu participar do programa para ter conhecimento sobre como funciona o Parlamento. "Quero entender como se procede no Legislativo para me sentir mais seguro, principalmente na hora de voto. É preciso votar consciente", defendeu.

O incentivo dos colegas e a oportunidade de conhecer mais a cidade moveram Júlia de Oliveira Chagas, 19 anos, a efetuar sua inscrição. A estudante de Direito da Universidade de Caxias do Sul só tinha vindo à Câmara quando era pequena. Já a mestranda em Direito Renata Piroli Mascarello, 23, está entusiasmada em participar da iniciativa porque democracia é um de seus campos de estudo. A jovem entende que teoria e prática precisam andar juntas e a nova proposta da Câmara oferta isso. Renata acrescenta que uma de suas preocupações enquanto pesquisadora é a área social.

 

O programa

O Programa Jovem Parlamentar busca estimular o envolvimento dos jovens nas atividades legislativas. O objetivo é possibilitar aos acadêmicos de Instituições de Ensino Superior (IES) a vivência do processo democrático e legislativo por meio da participação em uma jornada parlamentar. Mais informações sobre o programa: com a área de Relações Públicas do Legislativo caxiense, pelo fone (54) 3218.1695.

01/07/2014 - 18:47
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo