Voltar para a tela anterior.

Ciclistas defendem criação de ciclovias em audiência pública

Encontro, na noite desta sexta-feira, defendeu o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo na cidade


Com boa presença de público, apesar da noite chuvosa, ciclistas e defensores de meios de locomoção alternativos apresentaram seus argumentos em defesa do uso da bicicleta nesta sexta-feira à noite, em audiência pública realizada pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (CDUTH), no plenário da Câmara Municipal. O encontro teve como tema "Ciclovias em Caxias do Sul".

O vereador Mauro Pereira, presidente da Comissão e que conduziu a audiência pública, considerou positiva a discussão.  Ressaltou que, por três horas e meia, o Legislativo deu voz aos ciclistas e destacou a presença de secretários no encontro - Manoel Marrachinho (Trânsito), Jó Arse (Esportes) e Adivandro Rech (Meio Ambiente). "A audiência pública foi muito importante e não tenho dúvidas de que teremos avanços", disse o parlamentar, que alertou para a necessidade de campanhas de conscientização.

 No encontro, foi apresentado o projeto "Caxias sobre Duas Rodas", por Tatiane Frizzo, ciclista e conhecida dos caxienses por ter sido a rainha da Festa da Uva de 2010. Tatiane destacou os benefícios do uso da bicicleta para a saúde, meio ambiente e a vida urbana. "A bicicleta já utiliza um espaço, mas usamos esse espaço sem segurança", disse, defendendo a criação de ciclovias nas principais ruas da região central da cidade. "Há espaço nas vias, porque o trânsito de caminhões foi restringido."

Tatiane, que enfrentou a chuva com a sua bicicleta para vir à audiência, elogiou os sinais dados pelo prefeito Alceu Barbosa Velho em favor das ciclovias. "O Alceu voltou impressionado com o que viu na Alemanha. Ele disse para nós que as prioridades vão ser os pedestres, os ciclistas, os ônibus."

A audiência pública ouviu vários ciclistas. Luciano Pacheco, que integra o grupo Massa Crítica, foi o primeiro a se manifestar. "Do frio, da chuva e subidas, nós temos como nos protege", afirmou, mostrando capa de chuva e uma calça impermeável e um capacete. "Mas quando estamos na rua, nada nos protege", disse o ciclista, que falou por mais de 20 minutos e criticou o que chamou de falta de vontade política.

Luciano também condenou o modelo que dá prioridade ao carro e considerou a bicicleta um meio de transporte rápido e eficiente. "Se subir de bicicleta a Rua Sininbu, levo cinco minutos às 2 horas ou às 5 horas da tarde. De carro, só consigo isso às 3 horas da madrugada", afirmou o integrante do Massa Crítica, grupo que realiza passeios todas as sextas-feiras e reúne mais de 100 ciclistas por edição.

Os outros ciclistas que se manifestaram também destacaram os benefícios da bicicleta e criticaram o fato de Caxias ter pouco espaço destinado pra os ciclistas, diferentemente do que ocorre em outros países (Europa, principalmente) e em algumas cidades brasileiras, entre elas Curitiba (PR).

Além dos ciclistas, especialistas, como Rodrigo Salvatti, do Instituto de Arquitetura, alertaram para a necessidade de uma infraestrutura, que vai além de abrir espaço nas ruas. "Não basta ter ciclovias, tem de ter lugar para guardar a bicicleta", disse. "Se pegarmos uma fração do que gasta para fazer um estacionamento, dá para fazer muita coisa."

Os vereadores Neri O Carteiro/SDD e Guila Sebben/PP  também se manifestaram. "Espero que este projeto chegue logo a Câmara para que possamos votá-lo", afirmou Neri O Carteiro, que elogiou à iniciativa. Guila destacou o apoio do governo Alceu e de sua equipe ao projeto. "Eles estão reconhecendo que a cidade tem uma dívida com a bicicleta", declarou.

Representante da administração, Manoel Marrachinho destacou a determinação do prefeito em incluir as ciclovias "em todas as obras" que estão sendo projetadas. "O prefeito se manifestou claramente que dará preferência à bicicleta", disse o secretário de Transportes, Trânsito e Mobilidade Urbana. Citou as estações de transbordo, com bicicletários, e as ciclovias incluídas em trechos da Rua Luiz Michielon (bairro Cruzeiro) e no acesso à Forqueta.

 

27/06/2014 - 23:50
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Luiz Carlos Erbes - MTB 7.404

Ir para o topo