Voltar para a tela anterior.

Líderes recebem moradores do Euzébio Beltrão de Queiróz e enviam demandas ao Executivo

O encontro com os vereadores ocorreu nesta sexta, após representantes do bairro terem ido à tribuna livre da Casa solicitar ajuda da prefeitura


As lideranças de bancada da Câmara Municipal de Caxias do Sul receberam representantes do bairro Euzébio Beltrão de Queiróz, na manhã desta sexta-feira (27/06).  O encontro ocorreu na sala da Presidência da Casa. Em conjunto com os moradores, os parlamentares construíram um documento que será remetido ao Executivo com relato das principais prioridades do bairro.

   Entre as reivindicações mais imediatas, estão: construção do centro comunitário, rede de esgoto, atenção a algumas famílias com habitação precária e uma ação orientada da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca), a partir da entrega de material com os horários de coleta do lixo.

O encontro desta manhã foi cogitado na sessão ordinária de quinta-feira (26/06), quando o presidente da Associação de Moradores (Amob), Paulo Roberto da Rosa Teixeira, mais conhecido como Cara Preta, e Jankiel Francisco Cláudio, o Chiquinho, se manifestaram na tribuna livre da Casa.

Na reunião desta sexta-feira, coordenada pelo líder de governo no Legislativo caxiense, vereador Pedro Incerti/PDT, participaram Teixeira e dois outros moradores: o professor de educação física Jeferson Borges, 28 anos, e o metalúrgico Elonar Machado, 30. Também estiveram presentes o presidente do projeto Criança e Adolescente no Esporte (CAE), Nelci João Vuelma, os vereadores Edson da Rosa/PMDB, Henrique Silva/PCdoB, Rodrigo Beltrão/PT e Zoraido Silva/PTB, além das assessorias dos parlamentares Daniel Guerra/PRB e Zoraido Silva/PTB.

Incerti propôs a elaboração do documento coletivo observando as manifestações da comunidade e suas demandas prioritárias. A sugestão foi aceita pelo grupo. "A ideia é listar de três a cinco prioridades fundamentais para a população do bairro neste momento. Como os representantes da comunidade vieram até a Câmara, é importante darmos uma resposta. Esse documento, que será entregue ao prefeito Alceu Barbosa Velho, terá a assinatura das lideranças de bancada e dos moradores aqui presentes", informou Incerti.

O vereador Edson da Rosa/PMDB lembrou que houve uma audiência pública da Comissão de Legislação Participativa e Comunitária (CLPC) no bairro em 2013 e os moradores reafirmaram algumas solicitações.  Comentou que, culturalmente e diante da necessidade de ações continuadas, o ideal seria começar pelo centro comunitário como ponto de referência.

Rodrigo Beltrão/PT, que à época presidia a CLPC, ressaltou a participação de integrantes de sete secretarias municipais naquele encontro. Conforme o parlamentar, os moradores já pediam canalização do esgoto, limpeza, orientação sobre coleta de lixo, escola de educação infantil e centro comunitário. Essa última reivindicação precisa ser atendida com urgência, defende o presidente da Amob, Paulo Roberto da Rosa Teixeira. "A construção do centro comunitário seria uma grande obra para nós. As crianças poderiam ter onde realizar atividades esportivas e culturais. Hoje, não temos um lugar para isso", lamentou o dirigente.

Confirmando a urgência do espaço, o presidente do CAE comentou que as cerca de 120 crianças e adolescentes que participam do projeto não têm onde deixar os materiais de uso nas atividades esportivas. Hoje, estariam sendo guardados em cinco diferentes residências. Vuelma também destacou o trabalho e a confiança que a comunidade tem no CAE por ser uma iniciativa construída com a participação dos moradores do bairro.

Na questão da limpeza e orientação sobre os horários de passagem do caminhão de lixo, o parlamentar Henrique Silva/PCdoB acredita que é só contatar com a Codeca e a companhia providenciará a ação. Observando as demandas, o vereador Zoraido Silva/PTB acredita que não são difíceis de serem realizadas. Diante disso, espera que o Executivo as execute logo.


27/06/2014 - 12:46
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo