Voltar para a tela anterior.

Getulio da Silva Fonseca é agraciado com o título de Cidadão Caxiense

A distinção foi concedida pela Câmara Municipal em sessão solene, nesta quinta-feira


O empresário Getulio da Silva Fonseca, 64 anos, passou a ser cidadão caxiense a partir desta quinta-feira (26/06). Em sessão solene no Legislativo caxiense, Getulio foi agraciado com o Título de Cidadão Caxiense, durante a cerimônia conduzida pelo presidente da Casa, vereador Gustavo Toigo. A proposição, sugerida pelo vereador Guila Sebben/PP, recebeu a aprovação unânime dos parlamentares.

Guila se manifestou em nome do Legislativo. O parlamentar contou que a ideia de homenagear o empresário partiu de uma conversa que teve com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econônimo, Trabalho e Emprego, Francisco de Assis Spiandorello. Também informou que o presidente Toigo e o vereador Flávio Cassina/PTB tinham revelado o desejo de conceder o título de Cidadão Caxiense ao empresário.

O progressista destacou a atuação voluntária de Getulio em diferentes segmentos, como Rotary Club, e entidades de classe, como Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), Microempa, Senai e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) - Campus Caxias do Sul. "Se, hoje, temos o campus do IFRS, é porque havia, entre outras pessoas, o Getulio mobilizando o setor político para que isso acontecesse. Está lá o IFRS funcionando, com alunos e novas obras sendo esperadas", mencionou.

Além do espírito empreendedor e comunitário e sua visão de desenvolvimento, Guila elogiou Getulio por sua relação com a  família e por seu empenho à frente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs). Destacou a responsabilidade de comandar um sindicato responsável por mais de 53 mil empregos. "Imagino o desafio que tens frente a esse sindicato, que é um dos maiores do Brasil. Falo em nome de todos os vereadores: a cidade de Caxias do sul te agradece pelos serviços prestados à comunidade e a todos que têm a oportunidade de conviver com a  pessoa maravilhosa que és", frisou.

Getulio se emocionou e agradeceu aos parlamentares, à família, aos amigos, aos dirigentes do Simecs e aos funcionários da empresa na qual é sócio-diretor: a Perfilline Componentes Metálicos. Lembrou de seu pai, Américo Fonseca (já falecido), que foi vereador pelo PTB em Canela, dizendo que ele estaria muito feliz se pudesse vê-lo sendo homenageado.

Segundo Getulio, seu pai era brizolista e getulista e se destacou como líder sindical da CEEE. "Lembro, como se fosse hoje, da campanha de vereador de meu pai. O santinho era feito com papel cartolina e escrito com pincel atômico. Eu e meu irmão prendíamos nos postes de Canela. Mais tarde, viemos para Caxias. Nunca imaginei que seria cidadão dessa cidade que escolhemos para viver e onde somos felizes. Aqui aplicamos todas as nossas esperanças", enfatizou o empresário.

Getulio acredita que muitos outros cidadãos, que atuam de forma anônima, também mereceriam a distinção que acaba de receber. Ao citar sua formação, o empresário relata que se tornou engenheiro, mas foi o diploma de desenhista, conquistado pelo Senai que mais teve sentido em sua vida, pois lhe proporcionou o primeiro emprego. Por fim, Getulio fez questão de valorizar a família, agradecendo o carinho e o apoio constante da mulher, Teresinha Liris, da filha Tais, do genro Mássimo e da mãe Irma, que aos 84 anos fez questão de prestigiá-lo.

Durante o ato, o Secretário Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Emprego, Francisco de Assis Spiandorello, representou o prefeito Alceu Barbosa Velho. Segundo Spiandorello, Getulio já tinha conquistado de fato a cidadania caxiense por tudo o que fez pela cidade. "É um embaixador de Caxias. Uma pessoa que tem vocação e ideias. É uma referência", elogiou.

O deputado estadual Vinicius Ribeiro/PDT representou a Assembleia Legislativa. O parlamentar ressaltou as opiniões e a visão empreendedora de Getulio. Também disse que, como amigo do empresário, percebe o quanto ele é bondoso e sabe valorizar a família.

Ao final da sessão, o presidente do legislativo, Gustavo Toigo, fez questão de ressaltar a dedicação profissional do homenageado, considerando-o um agregador. Durante a cerimônia, Getulio também recebeu uma placa com mensagem da equipe do Simecs.

 

Quem é Getulio da Silva Fonseca

Atual presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs), Getulio é sócio-diretor da empresa Perfilline Componentes Metálicos, pioneira na cidade na produção de perfis metálicos especiais para as grandes montadoras da região. Nasceu em uma família humilde, no ano de 1949, em Canela. Veio para Caxias do Sul em 1967.

Getulio possui formação em Engenharia Mecânica e especialização em Engenharia de Manutenção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Também tem especialização em Administração para Empreendedores pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), e em Gestão Empresarial e Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O empresário se dedica voluntariamente a atividades comunitárias. Já fez parte da diretoria de diversas entidades de classe de Caxias do Sul, utilizando o conhecimento adquirido ao longo da carreira na construção de melhorias para a sociedade e para as relações empresariais.


27/06/2014 - 00:53
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo