Voltar para a tela anterior.

Câmara concede título de Cidadão Caxiense a Getúlio Fonseca

Homenagem, às 19h30 desta quinta, reconhece atuação e liderança do atual presidente do SIMECS


A Câmara Municipal concede nesta quinta-feira (26/06), em sessão solene, o Título de Cidadão Caxiense ao empresário Getúlio da Silva Fonseca, 64 anos, presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (SIMECS). A homenagem tem início previsto às 19h30, no plenário da Câmara.

O projeto de Decreto Legislativo que concede o título a Getúlio Fonseca é de autoria do vereador Guilla Sebben/PP e foi aprovado em plenário. Para o parlamentar, a homenagem se justifica pela contribuição do empresário ao desenvolvimento da cidade e da região.

Getúlio nasceu no dia 18 de outubro de 1949, na localidade de Celulose, interior de Canela. Descendente de alemães por parte do pai e espanhóis e portugueses por parte de mãe, ele se mudou para Caxias do Sul em 1967, aos 16 anos, e começou a estudar no Colégio Carmo. A formação inclui cursos no SENAI, graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especializações na UFRGS e na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação na PUC-RS e na Fundação Getúlio Vargas.

O engenheiro atuou profissionalmente na Metalúrgica Fimac, Indústria de Madeiras Louro, MasseyFerguson, Petrosul, Navegação Taquara, Schottel, Consulat e Gethal Amazonas. Foi superintendente da Gethal Serviços para Construção de 1995 a 2000 e atualmente é sócio diretor da empresa Perfilline Componentes Metálicos desde sua fundação em 2001. A empresa foi pioneira na cidade na produção de perfis metálicos especiais para as grandes montadoras da região.

Com o tempo, Getúlio assumiu o papel de líder empresarial, participando de diretorias de entidades como CIC, Microempa, SIMECS, FIERGS, ITEC, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, SENAI Nilo Peçanha e SENAI Mecatrônica. Em 2010, foi eleito presidente do SIMECS. Atualmente, está em seu segundo mandato, que se estende até 2016, liderando um sindicato que representa mais de 3 mil empresas no Estado, responsáveis por 53 mil postos de trabalho apenas em Caxias do Sul.

Casado com Teresinha Liris Dittberner Fonseca, Getúlio é pai de uma filha, Tais Dittberner Fonseca.


25/06/2014 - 18:13
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Luiz Carlos Erbes - MTB 7.404

Ir para o topo