Voltar para a tela anterior.

Vereador Henrique Silva destaca a negociação coletiva dos metalúrgicos

Representantes do sindicato da categoria estiveram no plenário da Casa, nesta terça-feira


A negociação coletiva dos metalúrgicos com a entidade patronal motivou a manifestação do vereador Henrique Silva/PCdoB, no grande expediente da sessão plenária desta terça-feira (24/06). Diante de representantes do Sindicato dos Metalúrgicos que estavam na plateia, o parlamentar mencionou que o atual período é de negociação também em outras categorias, como a dos servidores públicos e dos comerciários. "O que ocorre é um debate construído pelas negociações coletivas, em que se colocam em discussão o capital e o trabalho. Quando se senta à mesa, procura-se olhar as cláusulas previstas, para que possa sair dessa negociação um avanço sob a ótica dos trabalhadores", explicou o vereador.

De acordo com Henrique Silva, atualmente, na região, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs), que é a entidade patronal, estaria com uma campanha para desestabilizar a pauta dos trabalhadores. Segundo o parlamentar, seria a "campanha da crise". O vereador questiona que crise é essa, levando-se em conta que a negociação é prevista para 12 meses (de junho de 2013 a junho de 2014). "Se olharmos os balanços das empresas até 31 de dezembro de 2013, não havia crise. Todas as empresas cresceram até dezembro. Aí, surgiu uma questão de ordem financeira, relacionada a financiamentos, que agora estão trazendo para a mesa de negociação", critica.

Henrique ressalta que, no ano passado, já ocorriam a desoneração da folha e a redução da energia, além de financiamentos a juros baixos para muitas empresas produzirem, como no caso da fabricação de ônibus direcionados ao projeto federal Caminho da Escola (que se refere a veículos para o transporte escolar).

Na ótica do vereador, no caso da negociação coletiva dos metalúrgicos, a classe patronal procura estabelecer uma regra que contemple apenas a reposição inflacionária. "Inflação não se negocia, se recompõe por si na base das reivindicações dos trabalhadores. O que se negocia é condição de trabalho, é ganho real. Isso é o que os trabalhadores esperam neste momento. Quando se utiliza uma imaginária crise e se diz que a inflação repõe o necessário, não há como avançar nas negociações", enfatiza. O Sindicato dos Metalúrgicos reivindica aumento de 13,5%. Diante do pedido, o Simecs apresentou contraproposta de aumento de 6,08%, índice que repõe a inflação pelo INPC nos últimos 12 meses, sem ganho real.

Na avaliação de Henrique, ficaram claros os lucros registrados pelas empresas em 2013. Nesse sentido e tendo em vista a influência no desenvolvimento da cidade, ele entende que é necessário acompanhar de perto o desenrolar das negociações dos trabalhadores metalúrgicos com a entidade patronal.

O parlamentar Jaison Barbosa/PDT lembrou que vários trabalhadores desenhistas se encontram ligados ao Sindicato dos Metalúrgicos. O pedetista aproveitou para elogiar o empenho dos sindicalistas. Já o vereador Mauro Pereira/PMDB entende que trabalhadores e empresas deveriam atuar em conjunto.

24/06/2014 - 20:39
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo