Voltar para a tela anterior.

Legislativo promove homenagem alusiva à Semana de Caxias do Sul

Município comemora 124 anos de emancipação política na próxima sexta-feira (20/06)


O Legislativo caxiense realizou, nesta quarta-feira (18/06), uma homenagem alusiva à Semana de Caxias do Sul. Na próxima sexta-feira, 20 de junho, o município comemora 124 anos de emancipação política. Anterior a isso, Caxias pertencia a São Sebastião do Caí. A cerimônia ocorreu na sessão ordinária de hoje (18/06) e foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Gustavo Toigo.

   A solenidade contou com a apresentação do Coral Municipal de Caxias do Sul, coordenado pela maestrina Cibele Tedesco. A Semana de Caxias é comemorada anualmente de 14 a 20 de junho. Ela foi instituída por meio da Lei nº 6.491, de 2006, sancionada pelo ex-prefeito José Ivo Sartori. Essa proposição alterou a Lei nº 1.451, de 3 de dezembro de 1965, assinada pelo então prefeito Hermes João Webber.

O vereador Edson da Rosa/PMDB se pronunciou em nome do Legislativo. O peemedebista ressaltou que, primeiramente, é necessário "reconhecer o valor sagrado das mãos que plantaram a primeira flor, que assentaram a pedra fundamental". Na opinião do parlamentar, é preciso lançar um olhar na história e resgatar a saga dos pioneiros, vanguardistas, homens e mulheres que, com ousadia e coragem, deram um grande passo para a construção e o desenvolvimento da cidade.

"A cultura italiana teve papel importante na construção da identidade do município. Na época, o desejo de se tornar autossuficiente, o sonho da propriedade privada e o valor a terra caminharam paralelamente às necessidades de povoamento da região e do desenvolvimento da economia primária", destacou Edson.

De acordo com o vereador, foi o trabalho dos imigrantes italianos que iniciou e continuou o progresso da cidade, ao lado dos alemães, afros, poloneses, luso-brasileiros e, hoje, de tantas outras etnias que referendam a marca de uma Caxias do Sul plural, multicultural e diversificada. Edson salientou que, atualmente, o município é o segundo polo metalmecânico do país e um dos maiores da América Latina. Além disso, possui uma vida cultural ativa e uma completa rede de serviços. "Caxias do Sul oferece não só oportunidade de bons negócios, mas inúmeros atrativos, como a Festa Nacional da Uva", comentou o parlamentar.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Francisco de Assis Spiandorello, transmitiu os cumprimentos do prefeito Alceu Barbosa Velho. Relatou que a cidade cresceu em função de muito trabalho e da fé inabalável de seus cidadãos.

Spiandorello ponderou que o município não é feito apenas de prédios, monumentos e empresas, mas sim de toda a população que reside nela. Pontuou que Caxias do Sul sabe acolher. "Precisamos celebrar juntos o que temos de melhor, que é a diversidade étnica cultural", destacou o secretário.

18/06/2014 - 19:30
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Diélen Fontana

Ir para o topo