Voltar para a tela anterior.

Rejeitada a convocação do diretor do Hospital Geral para prestar esclarecimentos sobre a Unacon

A proposta de Daniel Guerra gerou forte debate entre os parlamentares


O requerimento que solicita a convocação do diretor-geral do Hospital Geral (HG), Sandro Junqueira, foi rejeitado pela maioria dos vereadores (14 X 7), na sessão ordinária desta terça-feira (17/06). O autor da proposta, vereador Daniel Guerra/PRB, queria que Junqueira viesse a uma plenária da Casa, a fim de prestar esclarecimentos quanto ao atendimento realizado na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia com Radioterapia (Unacon) do HG.

O documento considera que a Unacon se caracteriza como Centro Multidisciplinar em Oncologia. Informa que já se passaram mais de 30 dias da sua inauguração e os serviços de braquiterapia e radioterapia ainda não estão disponíveis. Guerra aponta que, desde 2011, solicita esclarecimentos a Junqueira sobre o assunto. O vereador destacou que, de acordo com o diretor do HG, o serviço não está ainda em funcionamento porque a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) não teria emitido a licença que libera o equipamento para ser utilizado.

   Guerra informou que, na última visita às instalações da Unacon, em 9 de junho, teria solicitado uma cópia do pedido de liberação protocolado junto à CNEN. Porém, conforme o republicano, Junqueira não teria disponibilizado o documento. O parlamentar afirma que essa documentação não existiria. Relatou que, após muitas cobranças, o diretor do HG enviou o documento ao Legislativo e a data de protocolo junto à CNEN seria 13 de junho de 2014, quatro dias após a visita.

Devido a isso, o republicano solicita saber quando, efetivamente, os cidadãos com câncer poderão realizar o tratamento de radioterapia na Unacon. Durante a plenária, o parlamentar exibiu um vídeo com depoimentos de pacientes que necessitam do serviço. Eles disseram que a radioterapia gera muitos desconfortos. Além dos transtornos causados pelo procedimento, eles precisam enfrentar horas de viagem para poder receber o tratamento em outros municípios.

O vereador Rodrigo Beltrão/PT parabenizou Guerra por seu empenho em relação a essa causa. Pontuou que existe a Lei da Transparência e todas as pessoas que trabalham com serviço público precisam estar prontas para prestar os esclarecimentos que forem solicitados.

Líder de governo na Casa, vereador Pedro Incerti/PDT disse ser contra a convocação do diretor-geral do HG. Ele reiterou que existe uma Comissão Especial dentro do Legislativo que está cuidando do assunto. Defendeu que Junqueira já teria repassado ao vereador Zoraido Silva/PTB, que é o presidente da Comissão, todos os documentos solicitados. Na ótica de Incerti, Guerra quer informações já fornecidas. Conforme o pedetista, falta seriedade para o parlamentar republicano.

Mauro Pereira/PMDB se mostrou favorável à proposta de Guerra. No entanto, ele acredita que o ideal seria ter feito um convite a Junqueira e não uma convocação. Defendeu que o diretor-geral do HG é uma pessoa responsável, educada e cortês. Na opinião do peemedebista, assim que a Comissão Nacional de Energia Nuclear emitir a liberação, os problemas serão resolvidos.

Renato Nunes/PRB criticou a manifestação de Pedro Incerti. Nunes salientou que o pedetista não tem argumentos em sua fala. Também afirmou que Incerti não está fazendo um bom trabalho como líder de governo.

Henrique Silva/PCdoB disse que a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Casa está sempre em busca das melhores soluções para os problemas de saúde em Caxias do Sul. No entanto, lembrou que, durante algumas discussões, o tema acaba provocando embates pessoais. Henrique se colocou contrário à convocação de Sandro Junqueira.

Zoraido Silva/PTB também se opôs. Informou que houve 13 reuniões com representantes do Hospital Geral. Ponderou que, em 9 de junho, realmente, uma informação foi repassada equivocadamente. Zoraido informou sobre um contratempo com a médica radioterapeuta que estava sendo contratada. Devido a isso, o documento que solicita a liberação do equipamento junto a CNEN só foi finalizado no dia 13 de junho. O petebista disse, ainda, que convidou Junqueira para vir à Câmara Municipal explicar o funcionamento da Unacon. Sugeriu que Guerra retirasse o requerimento da pauta. Zoraido salientou que todos querem que o serviço entre em funcionamento o quanto antes.

Jaison Barbosa/PDT entende que a saúde precisa cada vez mais de investimentos. Destacou que a maioria das pessoas não tem condições financeiras de arcar com os custos de um plano privado de saúde.

Na opinião de Kiko Girardi/PT, as comissões parlamentares precisam ser respeitadas. Defendeu que não se pode colocar toda a culpa em cima do diretor-geral do HG. Frisou que existem problemas, mas eles estão sendo solucionados conforme a possibilidade. Guila Sebben/PP, Edi Carlos Pereira de Souza/PSB, Jaison Barbosa/PDT e Virgili Costa/PDT também se manifestaram contrários ao pedido de Guerra. Já os vereadores Washington Cerqueira/PDT e Neri, O Carteiro/SDD se mostraram favoráveis ao requerimento.

 

ARLINDO BANDEIRA PP Não

CLAIR DE LIMA GIRARDI PT Não

DANIEL ANTONIO GUERRA PRB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Não

EDSON DA ROSA PMDB Não

FELIPE GREMELMAIER PMDB Não

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Não

FLÁVIO SOARES DIAS PTB Não

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Não

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Presente

HENRIQUE SILVA PCdoB Não

JAISON BARBOSA PDT Não

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Não

MAURO PEREIRA PMDB Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SDD Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Não Votou

RAFAEL BUENO PCdoB Não

RAIMUNDO BAMPI PSB Não

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

WASHINGTON STECANELA CERQUEIRA PDT Sim

ZORAIDO DA SILVA PTB Não


17/06/2014 - 12:52
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Diélen Fontana

Ir para o topo