Voltar para a tela anterior.

Vereadores visitam mercado público de Porto Alegre

Grupo foi recebido pelo coordenador geral do espaço, localizado no coração da capital dos gaúchos


A ideia de implantação de um mercado público em Caxias do Sul teve mais uma etapa nesta segunda-feira. A Comissão Temporária Especial Pró-Mercado Público esteve em Porto Alegre para visitar o Mercado Público da Capital e verificar o funcionamento e modelo de gestão do espaço. O grupo, composto pelos vereadores Guila Sebben (PP), Henrique Silva (PCdoB), Zoraido Silva (PTB) e Raimundo Bampi (PSB), foi recebido pelo coordenador geral do estabelecimento, Antonio Lorenzi.

Questionado pelos vereadores, o coordenador apresentou os moldes administrativos aplicados no mercado porto-alegrense. Segundo ele, cada permissionário paga em média R$1,4 mil pelo aluguel dos espaços. O contrato é válido por 10 anos, renováveis por mais 10.

Os valores arrecadados pela prefeitura giram em torno de R$ 280 mil mensais, utilizados para custear despesas com  segurança, limpeza, água e luz, entre outros.  "A nossa maior dificuldade aqui é que dias após assumirem o local , os permissionários  acham que são donos de um espaço que é público", lamenta o coordenador.  

Lorenzi explicou que, em 2000, foi criada uma associação para debater com a prefeitura a melhor forma de gestão, incluindo a gerência  financeira. Mas a parceira não funcionou e foi desativada em 2006. Neste momento a prefeitura esta em fase de contratação de empresa para que esta apresente uma proposta de gestão eficiente para o mercado público. "Da forma como está não, conseguimos prestar um serviço de qualidade aos usuários", completou.

O vereador Raimundo Bampi/PSB, presidente da Comissão Temporária Especial Pró-Mercado Público,  que vem sugerindo a implantação de um Mercado Público na Maesa, apoia a construção de  um modelo de gestão de acordo com as necessidades de  Caxias do Sul.  Após ouvir atentamente as colocações do coordenador do mercado da Capital, o vereador sugeriu que a Comissão deve fazer um debate com muita cautela para garantir espaços que privilegiem os pequenos e médios produtores.

Já o vereador Zoraido Silva/PTB defende que o poder público apenas fiscalize e  que seja contratada  uma empresa para  administrar o futuro mercado público de Caxias do Sul. Ao final, no salão nobre da prefeitura de Porto Alegre,  o grupo foi recebido para uma rápida conversa com o prefeito José Fortunatti/PDT e o vice Sebastião Mello.

 A Comissão Temporária Especial Pró-mercado Público em Caxias do Sul é composta pelos vereadores Daniel Guerra /PRB, Felipe Gremelmaier/PMDB, Guila Sebben/PP , Henrique Silva/PCdoB, Jaison Barbosa/PDT, Neri, O  Carteiro/SDD, Raimundo Bampi/PSB, Rodrigo Beltrão/PT e Zoraido Silva/PTB.


16/06/2014 - 16:44
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Luiz Carlos Erbes - MTB 7.404
Redator(a): Luiz Claudio Farias - MTE 7.859

Ir para o topo