Voltar para a tela anterior.

PILAR é lançado em São Jorge da Mulada

Programa Primeira Infância Leitora, idealizado pelo presidente da Câmara, Gustavo Toigo, começa na Escola Irmão Pedro


O Programa Primeira Infância Leitora (PILAR) é "uma semente que vai germinar e certamente levará a novos leitores no futuro". A afirmação é do presidente da Câmara de Vereadores, Gustavo Toigo, idealizador do programa em Caxias do Sul e presente em seu lançamento, no salão paroquial de São Jorge da Mulada, em Criúva, com a presença de pais, alunos, professores da Escola Estadual Irmão Pedro, escola da comunidade que recebe o projeto.

O lançamento - que reuniu ainda o prefeito em exercício Antonio Feldmann e as secretárias da Cultura, Rubia Frizzo, da Saúde, Dilma Tessari, e da educação, Marléa Ramos Alves, a presidente da Fundação de Assistência Social (FAS), Marlês Andreazza, e o professor Jayme Paviani - representa um marco, na avaliação de Toigo. "O dia de hoje é resultado de um trabalho coletivo de muitas pessoas para que isso se tornasse realidade", diz o presidente da Câmara.

A ideia do PILAR surgiu em 2011, em uma viagem em que Gustavo Toigo, representando a Câmara de Vereadores, acompanhou comitiva que participou de um congresso sobre educação em Havana. No retorno a Caxias do Sul, Toigo relatou a experiência e protocolou emenda instituindo o programa, que visa estimular a leitura em crianças de zero a seis anos de idade.

O PILAR envolve a Fundação de Assistência Social (FAS) e as secretarias da Cultura, Educação e Saúde. Ele inicia pelo interior, por meio do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Leste e visa incentivar a leitura, redobrando os esforços para que as mães e pais desde cedo criem nas crianças de colo o gosto pela leitura. O programa tem também caráter socioeducacional, tendo em vista abranger as famílias de classes menos favorecidas economicamente.

No lançamento do programa, a secretária da Cultura, Rubia Frizzo, lembrou da elaboração do Plano Municipal da Cultura, em 2010, com a ajuda de toda a comunidade. "O vereador Toigo, juntamente com o então secretário da Cultura, Antonio Feldmann, tinham obtido informações sobre esse assunto em Cuba. Quero cumprimentá-lo hoje pela proposição e que a partir de agora se torna realidade", destacou.

O escritor e professor Jayme Paviani informou a todos que há oito professores da UCS trabalhando no projeto de como elaborar, acompanhar e coletar as experiências do PILAR. "Vamos tentar inclusive incentivar os mestrandos a fazer suas teses sobre o programa, pois a leitura é o ato fundamental da cidadania, da pessoa. Cumprimentos à Prefeitura pelo lançamento do PILAR neste ato", disse, em nome do reitor Evaldo Kuiava.

O prefeito em exercício destacou que o PILAR abrange quatro secretarias comandadas por mulheres. Chamou  Marlês Andreazza (FAS), Dima Tessari (Saúde), Marléa Ramos Alves (Educação) e Rubia Frizzo (Cultura) para apresentar aos presentes. Também convidou o proponente do projeto, presidente do Legislativo, Gustavo Toigo, para cumprimentá-lo pela ideia de inserir o programa no Plano Municipal de Cultura. "Estivemos em Havana/Cuba em um encontro na época, 2011, onde estudos e pesquisa demonstravam a importância da leitura para os bebês e ainda no ventre materno. Lembro que o nome PILAR surgiu no avião, na volta do encontro internacional", lembrou. 

16/06/2014 - 14:39
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Luiz Carlos Erbes - MTB 7.404

Ir para o topo