Voltar para a tela anterior.

Abaixo-assinado da Câmara já soma 1.130 assinaturas pelo tombamento da Maesa/Fábrica 2

Em ato, na manhã deste sábado, 432 pessoas registraram o seu apoio à causa


A neblina e os chuviscos da manhã deste sábado (14/06) não impediram que 432 pessoas registrassem os próprios dados em um abaixo-assinado da Câmara Municipal de Caxias do Sul, pelo tombamento de toda a área da antiga Metalúrgica Abramo Eberle (Maesa/Fábrica 2). As manifestações de apoio à causa aconteceram junto à entrada do Colégio Estadual Henrique Emílio Meyer, onde a comissão temporária especial do Legislativo caxiense que se dedica ao pleito alcançou a marca parcial de 1.130 assinaturas coletadas. O vereador-presidente da comissão, Jaison Barbosa/PDT, conduziu os trabalhos.

Jaison destacou que, nos próximos dias, continuará a mobilização por mais assinaturas. Afirmou que, além do tombamento, o abaixo-assinado solicitará ao governador Tarso Genro a cedência da área total da Maesa/Fábrica 2, de 52.951,57 metros quadrados, ao município, para uso público. Segundo ele, o pedido também é para que o processo ocorra sem custos para a Prefeitura Municipal de Caxias do Sul.

O presidente da comissão explicou de onde vieram as 1.130 assinaturas parciais: 432 obtidas hoje, no colégio; 273 couberam a associações de moradores de bairro (AMOB) e à Faculdade da Serra Gaúcha (FSG); 222 partiram do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (SIMPLÁS); 180 de empresários vinculados à Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC); 23 delas foram de todos os vereadores caxienses. Jaison ressaltou que buscará o apoio da secretária municipal da Educação, Marléa Ramos Alves, para agregar diversos alunos, a fim de concretizar um abraço simbólico, pelo entorno do prédio.

Em dezembro de 2010, a empresa Mundial, que, anteriormente, ocupava aquele prédio, o repassou ao Estado, a fim de quitar uma dívida. Hoje, a edificação está alugada para o Grupo Voges. Em duas oportunidades, já foi solicitado o tombamento da Maesa/Fábrica 2. Em 2011, a iniciativa coube à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Caxias do Sul, que encaminhou o pedido à administração estadual. Em maio de 2012, a União das Associações de Bairros (UAB) fez o mesmo, mas, desta vez, junto à Prefeitura.

Entre outras autoridades, prestigiaram o ato de hoje o presidente do Legislativo caxiense, vereador Gustavo Toigo, os vereadores Daniel Guerra/PRB, Denise Pessôa/PT, Mauro Pereira/PMDB, Neri, O Carteiro/SDD, Washington Cerqueira/PDT, a deputada estadual Marisa Formolo/PT, os secretários municipais da Cultura, Rubia Frizzo, e do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Francisco Spiandorello, o presidente da seccional de Caxias do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Air Luz.

Além do vereador-presidente Jaison Barbosa/PDT, integram a Comissão Temporária Especial para Acompanhamento do Processo de Tombamento da Antiga Maesa/Fábrica 2 os vereadores Daniel Guerra/PRB, Denise Pessôa/PT, Flávio Dias/PTB, Henrique Silva/PC do B, Mauro Pereira/PMDB, Neri, O Carteiro/SDD, Raimundo Bampi/PSB e Washington Cerqueira/PDT.

14/06/2014 - 13:59
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo