Voltar para a tela anterior.

Denise Pessôa acompanha a Patrulha Maria da Penha

Programa protege mulheres vítimas de violência doméstica, que estão sob medida protetiva


A vereadora Denise Pessôa/PT, presidenta da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança (CDHCS), acompanhou, na tarde desta sexta-feira (13/06), o trabalho da Patrulha Maria da Penha em Caxias do Sul. Esse programa fiscaliza o cumprimento da Medida Protetiva de Urgência, documento que assegura a distância do agressor em relação à vítima. A patrulha atua, de forma inédita no Brasil, no pós-delito. Tanto a mulher quanto o homem são monitorados e, caso necessário, a mulher é encaminhada à rede de apoio (casa abrigo, centros de atendimento sociais, entre outros).

Em Caxias do Sul, a equipe é formada por um homem e uma mulher, para facilitar o diálogo com as vítimas. A guarnição passa a visitar as mulheres rotineiramente para conversar com elas e marcar presença junto às comunidades. As mulheres protegidas pela Patrulha Maria da Penha, que foram visitadas pela vereadora Denise Pessôa, estão felizes com o programa e sentindo-se mais seguras para seguirem suas vidas.

Para a vereadora Denise Pessôa, a violência contra a mulher e, em especial, o femicídio, são tragédias anunciadas. "Isso porque se sabe quem é o autor e, normalmente, a vítima já registrou ocorrência de ameaça contra ele. A violência contra a mulher é reprodutora das violações dos direitos humanos e, consequentemente, das estatísticas criminais. Precisamos combatê-la com novas iniciativas e eficazes, como é a Patrulha Maria da Penha", destacou a parlamentar.

 

13/06/2014 - 16:50
Gabinete da vereadora Denise Pessôa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo