Voltar para a tela anterior.

Melhorias de infraestrutura e quadra poliesportiva são reivindicações do Interior

As pautas estiveram no Câmara Vai aos Bairros da zona rural, realizado em Fazenda Souza


Melhorias de infraestrutura e quadra poliesportiva foram solicitadas durante a reunião do Câmara Vai aos Bairros, realizada na noite desta segunda-feira (09/06), no distrito de Fazenda Souza. Essas e outras demandas serão encaminhadas aos órgãos competentes, pelos vereadores da Câmara Municipal de Caxias do Sul. O presidente em exercício do Legislativo caxiense, vereador Flávio Cassina, conduziu os trabalhos, que contaram com 120 pessoas. As reivindicações vieram a partir do envolvimento das comissões da Casa.

Depois que Eric Camargo reiterou o pedido da comunidade de Fazenda Souza, por uma quadra de esportes, manifestou-se o vereador Zoraido Silva, que integra a Comissão de Constituição, Justiça e Legislação. O parlamentar lembrou que esse pleito vem desde seis anos atrás. Comentou que, junto ao Orçamento Comunitário, ocorreu aprovação de R$ 800 mil para a finalidade esportiva. A iniciativa recebeu o apoio do vereador Washington Cerqueira.

Zoraido também reproduziu reclamações de moradores, quanto à ausência de banheiro, na praça principal, e à correção de calçamentos, como aquele situado em frente à unidade básica de saúde (UBS) de Fazenda Souza.

O vereador Rafael Bueno emendou que a mesma UBS só tem um clínico geral, ao mesmo tempo em que faltam pediatras. Presidente da Comissão Temporária Especial dos Direitos dos Animais, Bueno reconheceu que o Interior sofre com o abandono de animais e com a demora, nos processos de castrações. Ione Mazzochi, que é médica veterinária, considerou insuficiente a atual oferta da Prefeitura, de 700 castrações por mês. Ela atentou para a necessidade de mais microchipagem, cujo cadastramento eletrônico, a seu ver, combateria o descarte de bichos, pelas ruas.

A correção em vias ganhou força pela cobrança de Alfredo Paim. Contou que, nos últimos anos, seis cidadãos perderam a vida junto ao trevo da Rota do Sol (RSC-453) de acesso a Fazenda Souza. Elói de Oliveira acrescentou que soma anos o aguardo pelo asfaltamento de sete quilômetros de trecho, entre Fazenda Souza e Vila Seca. Conforme Elói, haveria verba no Orçamento Comunitário, para contemplar a obra pendente. O vereador Pedro Incerti, que preside a comissão temporária especial que trata dos pedágios, disse que o Interior deverá receber novo programa de asfalto.

Presidente da Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo, o vereador Raimundo Bampi mostrou-se preocupado com a expansão de loteamentos irregulares, pela zona rural. Afirmou que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no âmbito rural, só permite a escrituração de terrenos que meçam a partir de dois hectares. Bampi ponderou que a região precisa de melhorias, na iluminação pública.

Outros temas ficaram por conta de inclusão, no transporte escolar, como relatou Miriam Gonçalves. Comentou que, todo dia, o veículo da Prefeitura passa em frente à sua residência, mas que dificuldades de cadastro impedem o acesso dos filhos dela ao serviço público. Membro da Comissão Temporária Especial Pró-Mercado Público em Caxias do Sul, o vereador Henrique Silva ressaltou que o pleito pelo mercado terá sequência, por meio do aproveitamento de experiências, em espaços semelhantes, em Pelotas e Porto Alegre.

O presidente da Comissão Temporária Especial Pró-Anexação de Cazuza Ferreira e Juá à Cidade de Caxias do Sul, vereador Mauro Pereira, apoiou o pleito dos dois distritos, que querem deixar de pertencer a São Francisco de Paula. Maria Rejani Gil, presidente da comissão de anexação, e Vitor Hugo Gomes, ex-vereador caxiense e presidente do conselho deliberativo do grupo, explicaram o trabalho para que as duas localidades pudessem pertencer a Caxias. Gomes detalhou que já existe lei prevendo a troca e que permanecerá a mobilização, para que, neste ano, seja possível um plebiscito por meio do qual as comunidades decidirão a quem preferem ser vinculados.

Na região rural, aconteceu o envolvimento das comissões de Constituição, Justiça e Legislação; Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo; dos Direitos dos Animais (temporária especial); Pró-Mercado Público em Caxias do Sul (temporária especial); Pró-Anexação de Cazuza Ferreira e Juá à Cidade de Caxias do Sul (temporária especial); de Acompanhamento dos Contratos de Concessão das Estradas Pedagiadas do Rio Grande do Sul - Polo de Caxias do Sul (temporária especial).

Na edição da zona urbana, no último dia 28 de abril, no salão dos Capuchinhos, no Bairro Rio Branco, participaram as comissões de Saúde e Meio Ambiente; de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário; de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação; de Legislação Participativa e Comunitária; do Idoso (temporária especial). A próxima edição do ano abrangerá o público estudantil, em 3 de novembro.

O projeto Câmara Vai aos Bairros é realizado por meio de parcerias com as associações de moradores, clubes de mães, igrejas, instituições de ensino e quaisquer outras entidades interessadas. A intenção consiste em aumentar a participação da Casa, junto a variados segmentos da comunidade caxiense, bem como, intermediar a solução de problemas apontados pela população.

Além do presidente em exercício Flávio Cassina, integram a Câmara Municipal de Caxias do Sul os vereadores Arlindo Bandeira; Daniel Guerra; Denise Pessôa; Edi Carlos; Edson da Rosa; Felipe Gremelmaier; Flávio Dias; Guila Sebben; Henrique Silva; Jaison Barbosa; Kiko Girardi; Mauro Pereira; Neri, O Carteiro; Pedro Incerti; Rafael Bueno; Raimundo Bampi; Renato Nunes; Rodrigo Beltrão; Velocino Uez; Virgili Costa; Washington Cerqueira e Zoraido Silva.

09/06/2014 - 23:57
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo