Voltar para a tela anterior.

Vereadores visitam nova unidade de oncologia do Hospital Geral

O aparelho de radioterapia está pronto para operar, mas enfrenta algumas dificuldades


A nova Unidade de Alta Complexidade em Oncologia com Radioterapia (Unacon) do Hospital Geral (HG) recebeu, na tarde desta segunda-feira (09/06), a visita da comissão especial da Câmara Municipal que se dedica ao tema, presidida pelo vereador Zoraido Silva/PTB. A obra física foi inaugurada no mês passado, pelo governador Tarso Genro, mas o aparelho que vai tratar os pacientes com câncer ainda não pode ser utilizado pelos usuários.

De acordo com o diretor-geral do HG, Sandro Junqueira, o acelerador linear de elétrons para radioterapia foi devidamente testado pela equipe técnica responsável e já está pronto para ser operado, mas, para funcionar a pleno, depende de um documento que deverá ser emitido pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). "A demora se deve ao fato dos técnicos da comissão nuclear estarem sendo requisitados para controle de segurança de equipamentos radioativos, durante a Copa do Mundo", informou Junqueira.

O diretor-geral acrescentou que, apesar do atraso, na operação do equipamento, toda a equipe técnica, corpo médico e administrativo já recebeu treinamento e estão prontos para o início dos trabalhos. Com recursos do governo federal, as obras da Unacon custaram R$ 5,1 milhões.

O vereador Daniel Guerra/PRB considerou que a promessa de funcionamento efetivo da unidade estaria se arrastando desde 2011. O vereador Guila Sebben/PP também lamentou que o equipamento ainda estivesse fora do alcance da população. Enquanto isso, Zoraido elogiou a direção do HG, que, segundo ele, cumpriu com todas as etapas, por meio de transparência, e dentro dos prazos estabelecidos, pelo calendário de obras.

A Comissão Temporária Especial de Acompanhamento da construção da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia com Radioterapia do Hospital Geral de Caxias do Sul e das obras de Ampliação do Hospital Geral é composta pelos vereadores Daniel Guerra/PRB, Guila Sebben/PP, Henrique Silva/PC do B, Jaison Barbosa/PDT, João Carlos Virgili Costa/PDT, Kiko Girardi/PT, Mauro Pereira/PMDB, Neri, O Carteiro/SDD, Raimundo Bampi/PSB e Zoraido Silva/PTB (presidente da comissão).

09/06/2014 - 18:08
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Luiz Claudio Farias - MTE 7.859

Ir para o topo