Voltar para a tela anterior.

Aprovada a concessão de título de Cidadão Caxiense a Marte Fros Guerrero

Proposição de autoria do vereador Rodrigo Beltrão foi acatada por unanimidade


O uruguaio Marte Fros Guerrero será agraciado com o título de Cidadão Caxiense. A determinação se deu na sessão ordinária desta quinta-feira (05/06), por meio da aprovação unânime do projeto de decreto legislativo proposto pelo vereador Rodrigo Beltrão/PT. Conforme o parlamentar, o homenageado é personagem de destaque no cenário cultural local. Pedro Incerti/PDT também saudou a iniciativa.

De acordo com o texto, Marte Fros Guerrero nasceu em 2 de novembro de 1945, em Rivera, norte do Uruguai. Ressalta que ele chegou a Caxias do Sul em julho de 1970 para acompanhar sua esposa, Rosa Maria Fadanelli Fros, que hoje tem 67 anos. O projeto informa que Fros é formado em Publicidade desde o ano de 1966, tendo cursado o Primeiro Grau na Escola General Artigas, em Rivera, e o Segundo Grau, no Colégio Liceo Nocturno Nº 1, em Montevidéu, também no Uruguai.

De 1935 a 2008, Fros concluiu inúmeros cursos, entre eles, de desenho artístico, caricaturas, publicidade, desenhos animados, desenho publicitário, artes aplicadas e fotografia. Conforme Beltrão, a maioria desses cursos ocorreu em instituições consagradas internacionalmente, como o Instituto Argentino de Dibujo (filiado à Continental Schools de Los Angeles, Califórnia), e também na Universidad del Trabajo del Uruguay.

O documento reitera que o homenageado teve inúmeras participações em exposições coletivas de artes plásticas. Entre elas, a IV Panorâmica de Arte de Caxias do Sul. De acordo com o Beltrão, Fros e sua família sempre foram muito ligados à cultura, à ecologia e à política. Sua filha, Anahi Fadanelli Fros, é jornalista; seu filho, Hiram Leandro Fadanelli Fros, é professor de História e sua esposa é professora de Letras. Conforme a proposição, o pai de Marte Fros Guerrero foi militar e se opôs à ditadura.

 

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PT Sim

DANIEL ANTONIO GUERRA PRB Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim

EDSON DA ROSA PMDB Sim

FELIPE GREMELMAIER PMDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Presente

FLÁVIO SOARES DIAS PTB Sim

GUILHERME GUILA SEBBEN PP Não Votou

HENRIQUE SILVA PCdoB Sim

JAISON BARBOSA PDT Sim

JOÃO CARLOS VIRGILI COSTA PDT Sim

MAURO PEREIRA PMDB Sim

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SDD Sim

PEDRO JUSTINO INCERTI PDT Sim

RAFAEL BUENO PCdoB Sim

RAIMUNDO BAMPI PSB Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PRB Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PDT Sim

WASHINGTON STECANELA CERQUEIRA PDT Sim

ZORAIDO DA SILVA PTB Sim

05/06/2014 - 21:14
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Luciane Modena

Ir para o topo